Editorial Amazônia

Alerta: confira lista de animais ‘mais’ ameaçados de extinção na Amazônia

De acordo com a gerente de fauna e analista ambiental do Ipaam somente no Amazonas cerca de 40 animais estão ameaçados de extinção.


Alerta: confira lista de animais ‘mais’ ameaçados de extinção na AmazôniaMANAUS - A floresta amazônica, característica mais marcante da Amazônia, abriga inúmeros animais e ao mesmo tempo, serve de refúgio para espécies ameaçadas de extinção. De acordo com a gerente de fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e analista ambiental, Sônia Canto, somente no Amazonas cerca de 40 animais estão ameaçados de extinção.

Destruição de habitat, desmatamento, caça ilegal e tráfico de animais são apontados pela especialista em fauna amazônica como os principais fatores que levam, anualmente, novas espécies à lista de animais ameaçados de extinção. Sônia ressaltou que o costume de manter animais silvestres em ambiente doméstico também colabora para o status de ameaçados de extinção. “Na Amazônia culturalmente se tem araras, papagaios, capivaras e até peixes-bois de estimação. São os chamados xerimbabos”, afirmou.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o portalamazonia.com apresenta as 10 espécies mais ameaçadas na Amazônia, segundo a Gerência de Fauna do Ipaam. A lista, conforme informou Sônia Canto, é elaborada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após reuniões anuais com pesquisadores que estudam as populações. De acordo com resultados de pesquisas, espécies ganham ou perdem o status de ameaçadas.

1. Peixe-boi (Trichechus inunguis)

Historicamente o mamífero aquático é alvo da caça predatória. Nas décadas de 1930 a 1950, era grande o interesse comercial pela carne, gordura e couro resistente do animal. Estima-se que a matança de peixes-bois, durante esse período, propiciou o extermínio de 200 mil exemplares do animal, segundo a publicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Ciência Para Todos, de junho de 2011. Hoje, o animal continua ameaçado pela preciosidade da carne e couro para produção de mixira, iguaria produzida com a carne de peixe-boi frita na própria gordura do animal. O prato ainda pode ser encontrado de maneira clandestina em mercados populares do interior, de acordo com a Gerência de Fauna do Ipaam.

2. Onça-pintada (Panthera onca)

A ameaça ao maior felino das Américas – que ultrapassa 2 metros de comprimento e pode pesar mais de 150 quilos – são as caçadas e perda do território. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), as onças são alvos de caçadas desde o início da colonização, seja em caça recreativa, para abastecer o comércio de peles e, mais recentemente, em função de ataques a rebanhos bovinos, gerando prejuízo aos criadores.

3. Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla Linnaeus)

A diminuição do habitat de tamanduás, através do desmatamento, resultou na entrada da espécie para a lista de animais ameaçados em extinção. Os Tamanduás-bandeira são mamíferos que que atingem até 2 metros de comprimento, podem pesar até 50 quilos e se alimentam de cupins e formigas, de acordo com a analista ambiental.

4. Uacari-branco (Cacajao calvus calvus)

O Uacari Branco é um primata capturado e traficado para ser utilizado em testes de vacinas e fármacos, de acordo com a gerente de fauna do Ipaam. Além do tráfico, o macaco costuma ser utilizado como animal de estimação, além de sofrer com a perda de habitat ocasionada pelo desmatamento.

5. Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor bicolor)

A grande ameaça ao Sauim-de-coleira é o crescimento desordenado das cidades. Mesmo com a diminuição do habitat do animal, é possível encontrar grupos de sauins em fragmentos florestais em áreas urbanas, embora a vida na cidade aumente a incidência de atropelamentos dos animais.

6. Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Assim como aconteceu com peixes-bois, antigamente a pele da ariranha era cobiçada para a confecção de vestuário. A caça predatória diminuiu a população de ariranhas ao longo dos anos. “Hoje, a poluição de rios e nascentes afeta a alimentação e reprodução da espécie”, afirmou a analista ambiental do Ipaam.

7. Ararajuba (Guaruba guarouba)

As pequenas aves que vivem em grupos de até 30 indivíduos são capturadas para servirem de animais domésticos. A plumagem, amarelo-dourada, se torna um atrativo que incentiva a busca por Ararajubas em mercado clandestino. Porém, pela fragilidade do animal, o tráfico geralmente resulta na morte do pássaro antes que cheguem ao destino final.

8. Macaco-aranha (Ateles Belzebuth E. Geoffroy)

Como todos os primatas ameaçados de extinção, o Macaco-Aranha é alvo do tráfico de animais e costuma ser utilizado para testes de medicamentos. O animal, que vivem em grupos socias, também é usado como xerimbabo, animal de estimação por comunidades no interior do Amazonas.

9. Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

A redução de habitat e caça desordenada rendeu ao Gato-maracajá a condição de ameaçado de extinção. O animal de pequeno porte, cauda longa e olhos protuberantes é caçado para comercialização de sua pele. O gato-maracajá vive na florestas tropicais, mais especificamente, na América Central e na América do Sul. Esse animal pertence a família da felidae. No Brasil, ele pode ser encontrado com mais frequência na Floresta Amazônica.

10. Macaco-de-cheiro (Saimiri Vanzolini Ayres)

O tráfico de Macacos-de-cheiro para serem domesticados é a causa da ameaça de extinção do animal. “Por ser de pequeno porte e relativamente dócil, o macaco-de-cheiro é o primata que é encontrado nas residências. As famílias costumam achar o primata adequado para ser criado em casa”, afirmou a gerente da fauna do Ipaam.

Para coibir as ações de posse ilegal de animais selvagens, solicitar resgate ou fazer devoluções voluntárias de animais o Ipaam oferece os telefones 2123-6715 / 2123-6729 / 2123-6774. A pena por crimes ambientais é detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500 a R$5 mil, podendo ser agravada com a morte do animal. A multa é gerada a cada exemplar ou fração de animal apreendida.

Siga-nos no Twitter e no Facebook

No AM, vazante do Rio Negro deve continuar até início de 2015, diz CPRM

29 Outubro 2014

Negro atingiu cota de 19,90 metros nesta terça-feira (28), em Manaus.Vazante pode continuar até fevereiro do próximo ano, no Alto Rio Negro. O nível do Rio Negro atingiu a cota de 19,90 metros nesta terça-feira (28), em Manaus. Mesmo com a pr..

Áreas violentas terão 15 escolas de tempo integral em Manaus, diz Melo

28 Outubro 2014

Projeto tem objetivo de reduzir índices de criminalidade na capital.Mudanças do secretariado serão definidas nos próximos 60 dias. Até dezembro, o governador reeleito José Melo (PROS) afirmou que pretende apresentar as mudanças e nova estru..

NOTA DE AGRADECIMENTO

26 Outubro 2014

"Chegamos até aqui com um objetivo comum, garantir o avanço do desenvolvimento e da implementação dos programas sociais a partir da vitória nas urnas, que possibilitará mais quatro anos de um governo que vai caminhar lado a lado com o povo, tra..

Última noite do Boi Manaus levou multidão à Arena da Amazônia

24 Outubro 2014

Com a expectativa de participação de 45 mil pessoas, a terceira noite do 18º Boi Manaus, realizada nesta quinta-feira (23), na Arena da Amazônia, na Zona Oeste da cidade, encerrou um dos eventos que celebraram os 345 anos da capital amazonense.A ..

Ipaam vai incluir Jaraqui, Surubim e Caparari no período de defeso, que inicia em novembro

23 Outubro 2014

O Tambaqui já está no defeso desde o início do mês de outubro e as espécies como Matrinxã, Pirapitinga, Sardinha, Pacu, Aruanã e Mapará entram no defeso a partir do mês de novembro, juntamente com o Surubim, Carapari e Jaraqui As espécie..

Morre aos 107 anos Olendina da Costa Vieira, considerada a mulher mais velha de Manaus

22 Outubro 2014

Conhecida popularmente como 'Dona Boneca', a idosa passava por complicações pulmonares ocasionadas pelo cigarro há um mês e morreu na manhã desta terça-feira (21) Após uma internação de dez dias por causa de uma pneumonia, morre dona Olen..

Quadrilha é apreendida com 2,5 toneladas de pirarucu, no Porto de Manaus

21 Outubro 2014

Francisco de Assis Pinheiro, 28, Ismael da Rocha Santos, 34, Leandro Gama, 20, e Miguel Moreira Lopes, 45, foram detidos por volta de 12h desta segunda-feira (20), após serem flagrados com 2,5 toneladas de pirarucu na embarcação São Francisco de ..

Açaí vira alternativa a desmatamento na Amazônia

20 Outubro 2014

Energético e antioxidante, cultivo do fruto tem dissuadido pequenos proprietários de optar pela derrubada de árvores Com um facão entre os dentes, um jovem abraça o tronco, apoia os pés descalços na casca e escala aos saltos até o alto de ..

Sepror oferece curso gratuito de retirada de espinha de peixe, neste sábado

18 Outubro 2014

São oferecidas três turmas nos horários das 7h, 8h30 e às 10h Manaus - A Secretaria da Produção Rural do Amazonas (Sepror) realiza, neste sábado (18), o curso de retirada de espinha de peixe. A capacitação é gratuita e ocorre no Feirão ..

Filhotes de preguiça e macaco-prego são resgatados em Manaus e Coari

17 Outubro 2014

A preguiça foi encontrada na Av. Djalma Batista, na zona centro-sul de Manaus. Já o macaco-prego foi achado em base de petróleo Manaus - Um filhote de macaco-prego (Sapajus sp.) e outro de preguiça (Bradypus tridactylus) foram entregues ao Ins..

Peixes-bois de semicativeiro devem ser soltos em 2015

16 Outubro 2014

Os peixes-bois chegaram filhotes ao Inpa, todos vítimas da caça ilegal, e estão há três anos passando pelo estágio para voltar à natureza Manaus - Pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aqu..

Exposição no Inpa reúne imagens da caça ilegal ao boto-vermelho

15 Outubro 2014

Imagens captadas durante monitoramento de mamíferos aquáticos da Amazônia ficam expostas até domingo Manaus - Imagens da caça ilegal ao boto-vermelho clicadas por fotógrafos profissionais e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da..

Amazonas é o destino mais procurado para prática da pesca esportiva

13 Outubro 2014

Dados do Ministério informam que a pesca esportiva movimenta a economia das cidades ribeirinhas e garante emprego e renda para os moradores que trabalham como guias, barqueiros e àqueles que prestam serviços aos visitantes Com um crescimento de..

Professores denunciam uso irregular de animais em pesquisas na Ufam

10 Outubro 2014

Biotério Central da universidade não se adequou à Lei Arouca, que regulamenta a prática desde 2008 A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) usou irregularmente, até agosto deste ano, animais vertebrados em pesquisas ou aulas práticas. A den..

MPF move ação para que criança indígena conviva com a mãe e sua aldeia

09 Outubro 2014

Menina foi entregue por ONGs missionárias a um casal em Volta Redonda (RJ), após ter sido separada de sua mãe biológica Manaus - O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) moveu ação civil pública para garantir a ida de uma ..

Boto da Amazônia vale entre R$ 200 e R$ 300 no comércio ilegal

08 Outubro 2014

Estudo do Instituto Mamirauá indica preço de iscas de botos e jacarés usados para a pesca da piracatinga MANAUS - Um boto pode custar entre R$ 200 e R$ 300 no comércio ilegal da Amazônia. A constatação está na pesquisa do Instituto Mamirau..

Projeto Tamar protege 2 milhões de tartarugas em oito estados brasileiros

08 Outubro 2014

Cuidados com os animais ocorrem nas épocas e áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso no litoral e ilhas As tartarugas marinhas já começam a chegar às praias brasileiras, onde nasceram, para colocar seus ovos. O processo se repe..

Após casos polêmicos, cão pitbull é o centro do 'julgamento da hora'

03 Outubro 2014

Animal ataca e mata criança de um ano e sete meses, reabrindo a polêmica sobre a convivência com exemplares da raça. Para adestradores e veterinários, a criação e convivência é tudo Acidentes envolvendo cachorros, especialmente quando sã..

Ciência e turismo são aliados da preservação da onça-pintada na Amazônia

02 Outubro 2014

A Reserva Mamirauá é uma área que possui uma das mais altas densidades de onças: mais de 10 em cada 100 quilômetros quadrados MANAUS - Um dos animais mais admirados da Amazônia é um felino imponente, mas ameaçado de extinção: a onça-pin..

Previsto para junho deste ano, Parque Rio Negro deve ser inaugurado apenas em dezembro

01 Outubro 2014

Obra, projetada para ser o novo ‘cartão postal’ da cidade, na orla do São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, deveria ter sido entregue no mês de junho, no início da Copa do Mundo Fifa Com atraso de três meses, a obra do Parque Rio Negro, na ..

‘Eficiência no uso de energia elétrica poderia evitar novas hidrelétricas na Amazônia’

30 Setembro 2014

Afirmação é do professor do Instituto de Economia da UFRJ, Adilson Oliveira. MANAUS - O processo civilizatório está intimamente vinculado ao diálogo da humanidade com a natureza. A revolução industrial marcou uma inflexão nesse diálogo a..

Amazonas tem 25 cachorros doadores de sangue

29 Setembro 2014

Estes animais já salvaram as vidas de outros cães, como os pitbulls Belinha e Marrento, agredidos a terçadadas na última semana. Manaus - Para salvar a vida do casal de pitbulls Belinha e Marrento, agredidos a terçadadas na última semana, um..

Amapá registra 146 casos suspeitos de contaminação pelo vírus chikungunya

27 Setembro 2014

O Amapá registrou 146 casos suspeitos de contaminação pelo vírus chikungunya, até a última quarta-feira (24), segundo informações da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CVS). O Amapá registrou os dois primeiros casos da febre ch..

Amazonenses usam da criatividade para fugir do calor

25 Setembro 2014

Temperaturas na casa dos 36,9ºC fazem o manauense recorrer a estratagemas para diminuir o efeito e os riscos de doenças A criatividade não vê crise quando o manauense se propõe a fugir do calor. Nesta semana, quando foi registrado o dia mais ..

MPF avaliará transparência de informações ambientais na Amazônia

24 Setembro 2014

Dados obtidos via Internet estabelecerão as prioridades para uma atuação coordenada do Ministério Público MANAUS – Avaliar se as obrigações legais de transparência de informações ambientais estão sendo cumpridas em cinco estados da Am..

Mais que animais, grandes companheiros

23 Setembro 2014

Ter bichos de estimação é uma responsabilidade enorme, mas se torna também uma relação sincera Manaus - Ter um animal de estimação é estabelecer uma relação de carinho e cuidado com um ser que pouco pode fazer por si mesmo. Em qualquer ..

Flutuantes são opções de lazer para a população no período de vazante do Rio Negro

22 Setembro 2014

Situados principalmente na região do Cacau-Pirêra, em Iranduba, locais atraem centenas de banhistas nos fins de semana. Proprietários contam que sucesso se deve ao bom atendimento e segurança proporcionados aos clientes Os flutuantes localizad..

Em Manaus, homem tenta matar cão a terçadadas e ONG organiza manifestação de repúdio

20 Setembro 2014

Protesto deve ocorrer neste sábado (20) e reunir mais de 600 pessoas. Cadela da raça pit bull está em estado grave após ter sido violentada. Comissão de Proteção aos Animais da OAB promete levar o caso à Justiça Uma cadela da raça pit bu..

Ao contrário do filme, 'Nemo' é quem faz longa viagem, diz estudo

19 Setembro 2014

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostrou que filhotes do peixe-palhaço nadam até 400 quilômetros de busca do lar Manaus - No filme Procurando Nemo, um peixe-palhaço adulto atravessa o oceano para encontrar seu filho perdido. Na vida real,..

Vazante lenta poderá influir na próxima cheia do Rio Negro

18 Setembro 2014

Nível do rio ontem, em Manaus, estava quase um metro acima da marca registrada no ano passado A vazante do rio Negro continua “lenta” este ano, quando comparada com a de 2013, nos meses de agosto e setembro.  Apesar disso, pesquisadores do S..

Semmas indica que principais balneários de Manaus estão livres de coliformes fecais

16 Setembro 2014

Segundo o órgão, as águas dos principais balneários da cidade, como as praias da Ponta Negra, do Tupé, do Tarumã-Açú e da Lua, estão aprovadas Com a temperatura máxima sempre acima dos 30ºC, principalmente nesta época do ano, o manauen..

Estados da Amazônia lideram registros de foco de incêndio em setembro

13 Setembro 2014

Dos 15.622 focos detectados em todo o País, 44% está localizado nos estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão MANAUS – Os estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão lideram os registros de focos de incêndio detectados em setembro. Juntos, os t..

Filhote órfão de peixe-boi é resgatado pelo Instituto Mamirauá, no Amazonas

12 Setembro 2014

Com 1,25m e 45 quilos, fêmea foi capturada acidentalmente por moradores em uma rede pesca MANAUS – O Instituto Mamirauá recebeu, na última semana, mais um filhote de peixe-boi órfão. Cassí, como foi chamada pelos moradores que a encontrara..

Câmeras flagram brincadeira de onças na Amazônia

11 Setembro 2014

Os felinos aparecem em vídeo produzidos pelo Instituto Mamirauá MANAUS –  Felinos aparecem em vídeo, divertindo-se com os flashes disparados por armadilhas fotográficas. As Câmeras registraram momentos em que onças-pintadas brincam com os..

Dia do Médico Veterinário é marcado pela busca de controle de zoonoses no Amazonas

10 Setembro 2014

A problemática dos animais que vivem no meio urbano, com grandes chances de transmitir doenças aos humanos, é pano de fundo para uma discussão sobre a missão da categoria Com aproximadamente 760 veterinários no Amazonas e uma população de ..

Duas toneladas de carne de caça são apreendidas em Coari

09 Setembro 2014

Entre as espécies havia paca, anta, queixada, além de pirarucu Manaus – Na manhã desta segunda-feira (8), a Polícia Civil, Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em uma ação conjunta, encontraram mais de duas toneladas de carnes ..

Dia da Amazônia: veja animais abrigados no Parque Ambiental Chico Mendes

06 Setembro 2014

Espaço é uma Unidade de Conservação Municipal e asila desde anfíbios, aves e répteis até primatas e roedores   RIO BRANCO – No Dia da Amazônia, comemorado anualmente em 5 de setembro, é importante lembrar que a preservação da nature..

Mais de 400 milhões de animais silvestres são atropelados a cada ano no mundo

05 Setembro 2014

Só no Brasil são, anualmente, 750 mil atropelamentos, o que equivale a 2.055 vítimas diárias de atropelamento pelas estradas do país A cada ano, 400 milhões de animais silvestres são atropelados no mundo. Só no Brasil são, anualmente, 750..

Frutos da Amazônia viram fitocosméticos no Acre

04 Setembro 2014

Elaboração de produtos é feita pela Funtac. Ao todo, 10 profissionais estão envolvidos nas pesquisas RIO BRANCO – A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) realiza produção de fitocosméticos derivados de plantas e frutos da re..

Abaixo-assinado pela conservação dos botos da Amazônia é entregue ao MMA

03 Setembro 2014

Objetivo é adiar a moratória da piracatinga para evitar a morte de milhares de boto neste semestre A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) entregaram o abaixo-assinado com as mais de..

Amazonas vai regularizar área ocupada há 50 anos por 500 famílias

02 Setembro 2014

A Secretaria de Política Fundiária vai colaborar com a Defensoria Pública do Estado na instrução do processo judicial de usucapião. O Governo do Estado vai regularizar uma área no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, que há mais de 50 ..

Aos 35 anos, Projeto Tamar bate recorde e salva mais tartarugas marinhas

01 Setembro 2014

Filhotes de tartarugas marinhas soltos na natureza chegam a 2 milhões neste ano; em 1981, quando o projeto começou, foram 2 mil Ao completar 35 anos, o Projeto Tamar comemora recorde: em 2014, o número de filhotes de tartarugas marinhas soltos ..

Batalhão Ambiental apreendeu 125 toneladas de pescado ilegal apenas este ano

30 Agosto 2014

Dados constam em relatório da Polícia Militar, apresentado nesta sexta-feira. Manaus - A Polícia Militar apreendeu, nos seis primeiros meses deste ano, mais de 125 toneladas de pescado ilegal no Amazonas. Os dados foram divulgados nesta sexta-f..

Tombamento do Encontro das Águas será julgado no STF

29 Agosto 2014

Estado do Amazonas não quer tombamento; União defende proteção ambiental ao fenômeno MANAUS - A ação que trata do tombamento do encontro dos rios Negro e Solimões, o Encontro das Águas, será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A..

Manejo é aposta para evitar extinção do pirarucu no Pará

28 Agosto 2014

Peixe já não é mais encontrado em algumas comunidades paraenses; pesca da espécie não é proibida no Pará MANAUS – Um estudo internacional afirma que o pirarucu (Arapaima gigas), um dos peixes da Amazônia mais consumidos da região, corre..

Polícia ambiental apreende 2,5 toneladas de carne animal ilegal em barco na orla de Manaus

27 Agosto 2014

Carnes de pirarucu seco e fresco, tambaqui, de pacas, tatus, antas e patos foram encontradas na embarcação. A pesca, comércio e armazenamento desses animais são proibidos por lei Após receberem uma denúncia anônima, policiais militares do B..

Equipes da Eletrobras Amazonas Energia em Balbina resgatam preguiça-real

20 Agosto 2014

A operação durou aproximadamente duas horas e todo o trabalho foi feito com equipes de ‘linha viva’ Manaus - As Equipes da manutenção elétrica da Eletrobras Amazonas Energia, lotadas na Vila de Balbina, localizaram na última sexta-feira ..

No Acre, cobras resgatadas são soltas na natureza

19 Agosto 2014

Fêmea de 6 metros e macho de 5 foram soltas após cuidado e medicação. Local não foi divulgado para evitar caça RIO BRANCO – Duas cobras sucuris, popularmente conhecidas como anacondas ou ‘viborão’, foram soltas em Rio Branco. Uma fêm..

Irara é encontrada morta na AM-010, no Amazonas

16 Agosto 2014

Nesta situação, primeiras medidas são: afastar o animal da pista e avisar órgãos responsáveis MANAUS – Uma Irara encontrada morta no Km - 41 da AM-010, estrada que liga Manaus a Itacoatiara, atraiu curiosos por volta das 14h, da última qu..

Desmatamento da Amazônia é 2% maior que índice do ano passado, diz Imazon

15 Agosto 2014

No ano passado, Imazon apontou um desmatamento total de 2.007 km². Em 2014, área de desmate é de 2.044 km² AMAZÔNIA – Acaba de fechar o ano-calendário do desmatamento na Amazônia, que vai de agosto de 2013 a julho de 2014. O resultado é ..

Desenvolvido por ABCMIX - Joomla Site Designer - 2012