O amor e o ódio na política de Boca do Acre

O amor e o ódio na política de Boca do AcreComo não sou um “viriador” e tão pouco tenho medo de expressar as minhas convicções, hoje teremos a oportunidade de discutir dois sentimentos que viraram protagonistas na hora de determinar o futuro do Município de Boca do Acre.

Nos últimos vinte anos, alguns profissionais da política passaram a usar o amor e o ódio como justificativa para determinar o ato de votar no candidato A e B. Embora, muitas pessoas não tenham a capacidade de discernimento, mas o amor e o ódio foram os responsáveis pelas maiores desgraças que já aconteceram no Município de Boca do Acre.

Alguns profissionais da política passaram a adotar a tática de inflamar os eleitores em períodos eleitorais. E, como consequência dessa ação maquiavélica, dezenas de pessoas movidas pelo sentimento de vingança ou pelo ódio, foram influenciadas a praticar o maior ato de terrorismo já visto em nosso município.
Isso aconteceu na trágica noite de 03 de outubro. Em um processo eleitoral conflituoso, onde o “amor” e o ódio foram fatores preponderantes para levar às pessoas a perderem a razão e, sobretudo, o espírito público ao tocar fogo na prefeitura, na câmara, na rádio, no cartório e na residência do prefeito. Isso manchou a imagem da cidade. Pois até então, a cidade era conhecida pelo seu povo ordeiro, hospitaleiro e pacífico.

Além de ter manchado a história da cidade, esse fato se tornou um divisor de águas para administração pública e até mesmo para alguns “legisladores”. Os políticos passaram a governar com emoção e sem razão. E pelo incrível que pareça alguns agentes públicos eleitos pelo povo para servir como contra ponto ao prefeito (a) passaram a se esconder atrás de suas faces nefastas para exercer o papel de defensores da perseguição contra os servidores públicos. As pessoas que faziam e fazem parte de grupos derrotados passaram a serem alvos de perseguições implacáveis. E o mais preocupante, é que essa prática já se tornou cultura.

Em Boca do Acre, os governos não são para o povo, mas para os correligionários que “deram a cara a tapa” e carregaram a bandeira nas costas e pregaram um cartaz em suas residências. Por outro lado, aos que tiveram a infelicidade de acompanhar o candidato derrotado, é só peia!!!!

Essa realidade é preocupante e é tudo ao contrário do que prega a teoria política. A palavra política tem vários significados. Um deles é o ato de governar, de administrar e cuidar das instituições públicas, ou seja, do Estado. O povo paga impostos, e esse dinheiro deve ser aplicado para o bem de TODOS, como, por exemplo, para pagar os servidores sem distinção política, reformar prédios, construção de escolas, creches, melhorar e ampliar o atendimento na saúde, instalar rede de esgoto, abrir ruas, fazer a coleta periódica do lixo e etc.

Portanto, podemos concluir que o amor que tantos políticos usam como argumento na hora pedir o voto dos eleitores nada mais é do que um marketing político maquiavélico. Pois não podemos enxergar o amor onde não há o respeito e, além disso, o amor não se fundamenta no interesse pessoal, mas, na virtude.

Infelizmente, em razão da polarização política que tomou conta da cidade, ainda não há margem nem perspectiva de surgimento de um novo pensamento político que possa preparar a Boca do Acre para o futuro. Mas, como somos brasileiros e filhos de Deus, sonhar não custa nada, o nosso sonho é tão real...


Este artigo é total responsabilidade de seu idealizador e não reflete necessariamente a opinião do Web Jornal Portal do Purus. Visite nossa página de Política de privacidade.

Siga-nos no Twitter e no Facebook

O desvendar de um enigma.

11 Abril 2014

Depois de meses de suspense e interrogações. finalmente o governador  Omar Aziz, desvendou um dos mistérios, criados por ele mesmo,  anunciando em solenidade pública, a sua saída do Governo entregando consequentemente as rédeas do Estado a se..

Bem vindos ao inferno chamado br 317!

09 Abril 2014

Ao longo dos anos ouvimos alguns populistas afirmarem que o desenvolvimento da nossa região está associado diretamente ao afastamento da BR 317, trecho que liga Rio Branco a Boca do Acre. No entanto, a realidade é completamente diferente dos discu..

o retrato fiel do descaso e da irresponsabilidade

04 Abril 2014

A cada dia, a cada mês, a cada ano, a cada administração que passa, a cidade, melhor dizendo, o município de Boca do Acre, vai de mal a pior, acentuando-se cada vez mais pelas péssimas repetições de administradores, que de administradores não..

Mais um tiro no pé...

27 Março 2014

Herdei do meu velho e falecido genitor a personalidade forte e, sobretudo a capacidade de enxergar os erros e ouvir as críticas. Deveria ser de todos os políticos a capacidade de ouvir e sentir a inquietação popular diante de algumas situações...

E agora, quem poderá nos defender?

18 Março 2014

Depois de alguns dias longe das minhas escritas, sempre procurando questionar, criticar ou manifestar sempre temas afetantes diretamente a sociedade, principalmente os mais humildes e em casos de necessidade de uma crítica, bem voltando para mais um..

Um debate inevitável!

18 Março 2014

Algumas pessoas que usam as tetas da prefeitura para alimentar a sua mordomia e o desejo de poder questionam constantemente o comportamento e as ideias polêmicas provocadas por este parlamentar, entendo que sou questionado em razão dos constantes q..

É muito sofrimento para um povo só!

03 Março 2014

Infelizmente o que não queríamos, aconteceu. Boca do Acre sofre com as consequências de uma alagação. Parece até castigo de governo ruim. Foi assim em 97, 2012 e agora em 2014.Ao longo dos anos o nosso povo sofreu com desastres. Incluo também ..

Negociação e Negociata politica.

27 Fevereiro 2014

Pelo que se lê e vê diariamente nos noticiários de nosso Estado, são encontros públicos ou reservados, na calada da noite, de políticos e politiqueiros ávidos em buscar para si a melhor parte e muitas vezes o do que sobra do que não quiseram...

Direito ao contraditório

19 Fevereiro 2014

A inquietação, muitas vezes frutos do conhecimento, são própria de indivíduos, que por terem idéias, não se contentam com o " status quo" em que se encontra determinada cidade, determinadas coisas, determinadas atitudes, enfim, porque as coisa..

E ainda dizem que ele é o cara...

18 Fevereiro 2014

De fato o ano de 2014 começou com algumas surpresas dentro do contexto político de Boca do Acre. Pedido de demissões de secretários e anúncio de rompimento entre o prefeito e o vice, foram algumas das novidades que mexeram no tabuleiro político..

Um exemplo a ser seguido

12 Fevereiro 2014

Já estou cansado de dizer de que em Boca do Acre, temos cidadãos probos e com capacidade suficiente para gerir os destinos de nossa terra. Infelizmente, até agora, se a nossa cidade continua marcando passo, ou para sermos mais honesto andando p..

Palavras, palavras palavras...

10 Fevereiro 2014

O governo municipal mostrou mais uma vez que não é simpatizante da democracia... Infelizmente o chefe do Poder Executivo mostrou que a sua virtude não está na palavra. Este parlamentar anda a procura das virtudes desse governo, infelizmente palav..

CMBA: Um poder sem poder

05 Fevereiro 2014

Ao apagar das luzes de 2013, a Câmara Municipal de Boca do Acre, assinou o seu atestado de invalidez e provou mais uma vez de que a maioria de seus membros estão lá simplesmente para ganhar o seu salário, defender o indefensável e que o povo, pa..

A verdade dos fatos

04 Fevereiro 2014

O ano de 2014 iniciou com algumas surpresas inesperadas que deixaram a intender entrelinhas que o governo LIMA tomaria o rumo da sensatez e responsabilidade. Exoneração de secretários, demissão de ALGUMAS SANGUESSUGAS (marajás) e diminuição n..

A putrefação educacional em Boca do Acre

30 Janeiro 2014

Dando sequencia aos comentários daquilo que vi em minha querida cidade de Boca do Acre, um deixou-me boquiaberto por não ter conseguido até agora entender, como uma pessoa normal tem condições de trabalhar 11 e até 14 horas por dia sem afetar s..

País de Raças ou País de Brasileiros?

29 Janeiro 2014

Nossa nação, se assim puder ser chamada está cada vez mais a caminho de colapso, abrindo estradas para educação, leis, constituição de baixo agrado a seu povo pagador de impostos.É vergonhoso possuir uma infinidade de horizontes direcionávei..

Um comentário a parte: Conflitos indígenas e brancos

20 Janeiro 2014

Não é de hoje que as querelas indígenas são manchetes nos noticiários nacional, principalmente nas regiões norte e centro-oeste, e só não está tendo em outras regiões simplesmente porque praticamente não existem mais florestas para serem d..

Cadê os três milhões de reais?

17 Janeiro 2014

Quando pensávamos que já tínhamos visto de tudo na Câmara de Vereadores de Boca do Acre, a maioria dos “representantes do povo” decidiu abdicar do seu papel constitucional de fiscalizar o Poder Executivo ao conceder 80% de autonomia para rema..

Enquanto Isso é o Povo Que Perde!!!

11 Janeiro 2014

Diferente de outros textos, artigos no qual venho expressando sempre um manifesto, sempre citei pequenas frases de hinos, foram de Boca do Acre, e do hino nacional, nesse episódio é diferente e sem inspiração, porque da vergonha de dizer sou de ..

Vá criar vergonha na cara, senhor prefeito!

06 Janeiro 2014

Em fim, chegamos ao ano de 2014. E torço muito para que neste novo ano não seja marcado por supostos atos de desvio de dinheiro público com o pagamento de MARAJÁS e com favorecimento em processos de licitações e outros atos de incompetência ad..

Onde há fumaça a fogo!

02 Janeiro 2014

Os mais antigos já diziam que onde há fumaça há fogo. E parece que esse ditado tradicional cabe muito bem na realidade política e administrativa de Boca do Acre. A prefeitura realizou no primeiro semestre um processo de licitação para forneci..

Justiça ou Aparição Pública?

30 Dezembro 2013

Boca do Acre, terra querida, te amo e te amarei por toda vida, uma curta frase do nosso valioso hino municipal, expressando um ensejo, um objetivo, um sonho, de em um momento as coisas melhorem. As coisas, tudo parece esta realmente mudando, já que ..

Cursinhos preparatórios, já!

06 Dezembro 2013

Nos dias 16 e 17 de novembro a Universidade do Estado do Amazonas realizou mais um vestibular. Direito, Medicina Odontologia, Enfermagem, Agroecologia, Tecnologia em Logística foram alguns dos cursos oferecidos pela UEA. Aqui em Boca do Acre centena..

Brasil Perdido, País Corrompido!

04 Dezembro 2013

Hoje vivemos em uma era tão distante da realidade, tão distante daquilo que almejamos, daquilo que queremos, estou falando da triste realidade que um país chamado Brasil vive. Terras essas exploradas no ano de 1500 pelo português Pedro Álveres C..

Os marajás e as consequências sociais

23 Novembro 2013

Enfermeira recebe 7.000,00 só porque é irmã do prefeito Na edição anterior, este parlamentar fez uma pequena análise sobre a atual folha de pagamento da prefeitura que comprovadamente está cheia de pessoas que gozam de SUPER SALÁRIOS para ..

Sepam: ong, propriedade privada, sucursal partidaria ou representação de grupos organizados?

16 Novembro 2013

A diretoria do sindicato dos servidores públicos municipal-sepam, desde  sua fundação todos os anos realiza a festa em comemoração ao dia dos funcionários públicos municipal da prefeitura municipal de boca do acre no dia 28 outubro, onde uma ..

A caçada aos marajás

15 Novembro 2013

Nos últimos meses uma parcela da população mais conscientizada vem promovendo uma verdadeira onda de questionamentos sobre supostas injustiças existentes na folha de pagamento da prefeitura de Boca do Acre. A lei de acesso à informação nº 1..

Problemas a vista

06 Novembro 2013

Indiscutivelmente as obras desenvolvidas no sistema viário e nos trechos 2 e 3 da  orla estão aparentemente resgatando nos bocacrenses um sentimento de esperança  de uma cidade decente e digna. Porém, ao mesmo tempo em que essas ações do Gove..

Parabéns, pelos 123 de lutas!

28 Outubro 2013

Na última terça feira Boca do Acre completou mais um ano de existência. No dia 22 de outubro 1890, nasceu no sul do Amazonas um dos mais ricos e promissores municípios da região. Vários cearenses atingidos pela grande seca nordestina resolver..

ERA ESSA A MUDANÇA?

21 Outubro 2013

Já estamos nos aproximando do fim do ano e é nesse período que renovamos as esperanças de dias melhores para todos. É, parece que teremos de esperar para o próximo ano alguma novidade ou ação vinda do governo municipal para renovar as espera..

Cidadania é cultura!

14 Outubro 2013

Em fim, começaram as obras no sistema viário e a construção da orla fluvial de Boca do Acre. Além de revitalizar um pouco da estrutura do município, as obras irão também recuperar uma parte da dignidade e esperança dos bocacrenses. Sentimos..

Falta de água em Boca do Acre é uma vergonha!

30 Setembro 2013

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a co..

O toque na ferida

16 Setembro 2013

No ultimo dia 09 de Setembro terminou mais uma edição do Festival de Praia de Boca do Acre, comtemplando seu 19ª ano consecutivo, porém essa teve algo diferente na sua estrutura sem falar na hegemonia do enorme palco instalado no meio da arena. ..

A volta dos aloprados

10 Setembro 2013

Sempre deixei claro em meus discursos e em minhas colunas periódicas em dois conceituados veículos de comunicação deste município, que a minha posição é de plena independência política. E o fato interessante é que essa minha posição vem ..

Boca do Acre e sua invenções

02 Setembro 2013

Ao longo dos anos o Município de Boca do Acre sempre foi conhecido na região pelo seu povo com características atípicas. A miscigenação com os portugueses, libaneses, nordestinos, paulistas, mineiros, paranaenses, paraenses e cearenses, deu ori..

Aleluia!!!

27 Agosto 2013

Depois de um período tumultuado marcado por acusações e supostas tentativas de intimidações aos órgãos fiscalizadores, parece que a velha Boca do Acre voltou aos trilhos dos sonhos e ilusões. E por falar em sonhos, parece que depois de muita..

Os puxa sacos do poder parte II

14 Agosto 2013

No dia 19 de julho um PUXA SACO com as iniciais J.R. e que pertence ao baixo clero do governo municipal, postou um comentário nas redes sociais afirmando que um vereador da oposição estaria torcendo contra o asfaltamento do sistema viário de Boca..

Água de poço a r$ 7.40: Corrupção comprovada

06 Agosto 2013

Os últimos dias de julho foram marcados por alguns fatos históricos na cidade de Boca do Acre. A parceria entre ministério Público e Polícia Federal levou à caçada implacável a algumas pessoas ligadas à administração municipal. Como havía..

Poeira, poeira, poeira, levantou poeira...

28 Julho 2013

O título do texto dessa semana traz o refrão da música da cantora baiana de axé Ivete Sangalo e tem com finalidade retratar a situação em que se encontram as ruas da nossa sofrida, maltratada, porém, amada Boca do Acre.A segunda quinzena do m..

Seis meses, e até agora...

21 Julho 2013

Diferentemente do que foi prometido nos palanques, já estamos nos aproximando do final do mês de julho e até agora a única proeza que o governo municipal conseguiu realizar com magnitude foi continuar enchendo a cabeça da maioria dos bocacrenses..

A voz do povo

13 Julho 2013

Em um processo lento, não de repente como disse o poeta, o povo se calou. As pessoas pareciam ter chegado à conclusão de que falar não resolve nada. Economizar-se é recurso de sobrevivência  – por que gastar energia em protesto? Instintivame..

“Viriador” ou vereador, qual a diferença?

10 Julho 2013

Já completemos quase 200(duzentos) dias de legislatura, e o impressionante é como alguns questionamentos nos levam a concluir que muitas pessoas ainda não conhecem a verdadeira função de um vereador. Frequentemente sou surpreendido por amigos, s..

Vamos refletir

05 Julho 2013

O movimento “Vem pra rua, vem!” idealizado pelos acadêmicos e jovens da Cidade de São Paulo deu início a uma verdadeira mudança na forma de pensar e, sobretudo nas atitudes dos políticos desse país. Vale salientar, que esse movimento se deu..

#Vem, vem pra rua vem

28 Junho 2013

Esse foi o grito de ordem que os brasileiros usaram durante o movimento que marcou a história contemporânea deste país. Tudo começou na Cidade de São Paulo, depois que o Prefeito Fernando Hadad-PT decidiu aumentar a tarifa do transporte público..

Boca do Acre, o sonho não acabou!

24 Junho 2013

Apesar do momento que passamos em Boca do Acre com um governo que ainda está patinando em suas próprias pernas, confesso aos camaradas leitores que o sonho de uma Boca do Acre melhor, só aumenta. Principalmente quando vejo pessoas dentro dos com..

Boca do Acre tem jeito, com a participação do povo!

19 Junho 2013

Ao longo dos anos ficou notório que no Município de Boca do Acre as leis existem para não serem cumpridas. E por essa razão, na sessão plenária do dia 28 de maio, este parlamentar usou a tribuna do parlamento municipal para fazer um desabafo e ..

Puxasaquismo ou analfabetismo político???

10 Junho 2013

Tinha razão, o Bertold Brecht quando afirmou em um poema que “o pior analfabeto é o analfabeto político”. Outro dia, tive a curiosidade de acessar o mural de recados de um conceituado Portal de notícias de nossa cidade. E confesso que fiquei ..

O debate que não interessa à base bajuladora

07 Junho 2013

É impressionante como os puxa sacos do governo municipal insistem em não aceitar o debate construtivo com a oposição para discutir as verdadeiras soluções para o município de Boca do Acre. Por outro lado, eles propagam pelos quatro cantos da c..

A novela que envolve a BR 317

27 Maio 2013

No dia 26 de abril foi realizada nas dependências da Câmara de Vereadores a audiência pública que tinha como finalidade debater a paralisação das obras da BR-317. O tema envolve muitas discordâncias e, sobretudo esperanças. É comum entres os..

Os 120 dias do governo dos amarelinhos

18 Maio 2013

Antes de iniciarmos a nossa conversa semanal, gostaria de dizer que este parlamentar recebeu a missão Hércules de liderar ao lado dos vereadores Jardemir, Neide e Roderik, a oposição (contra ponto) ao governo Lima. E confesso que quase fui conve..

Desenvolvido por ABCMIX - Joomla Site Designer - 2012