Adjuto Afonso indica para “Ordem do Mérito Legislativo” professor que inovou gestão escolar na rede pública

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
adjuto afonso
FOTO: NEY XAVIER

O professor da rede pública de ensino, Rodrigo Barbosa Froés, 29 anos, manauara, receberá a Comenda “Ordem do Mérito Legislativo”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na próxima quinta-feira, dia 14, por indicação do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT). Ocupando o cargo de gestor em uma escola pública na capital, ele implantou um projeto chamado “Escola de Qualidade, Responsabilidade de Todos”, metodologia que transformou a unidade em referência na rede municipal de ensino.

Desde o ano de 2014, Rodrigo Froés exerce a função de diretor da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, localizada no bairro União, zona Centro-Sul de Manaus, área que, à época, indicava alto índice de criminalidade. A fórmula que resultou em dados positivos teve como base a prática da gestão democrática, em que todos os atores envolvidos no processo de educação escolar tinham voz, desde servidores, alunos até os pais, com foco na valorização de cada componente. Na unidade, estudam 335 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O gestor revelou que ficou emocionado quando soube da indicação, tendo em vista sua trajetória de vida, que começou desde vendedor até conseguir uma formação acadêmica.

"Buscamos sempre por uma educação de qualidade e os resultados são provas de que, quando todos pensam dessa forma, quem ganha com tudo isso são os alunos. Receber essa homenagem me emociona, pois o vendedor que trabalhava de porta em porta virou professor, e com muito sacrifício, pode servir de inspiração hoje para jovens que querem ingressar na docência. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso que sempre tem esse olhar sensível para com a área educacional e nos dá esse espaço e reconhecimento", afirma Rodrigo Froés.

Para o deputado Adjuto Afonso, a Casa Legislativa também tem o papel de reconhecer profissionais que contribuem de forma significativa para o Estado, principalmente na área educacional, ainda tão carente. "Essa homenagem é um reconhecimento do Parlamento pelo trabalho de profissionais que se destacam. O Rodrigo é um jovem que tem um futuro brilhante e que nos faz acreditar que a educação pode sim, mudar a vida de muitos jovens e adolescentes. Pra mim é uma satisfação tê-lo indicado para essa homenagem, e reafirmo que nosso mandato está à disposição para contribuir sempre", ressalta o parlamentar.

Metodologia e Resultados

A partir da implantação do projeto sob a gestão de Rodrigo, os resultados foram aparecendo. O crescimento do rendimento escolar evoluiu de 74% para 88% no ano seguinte. Também houve uma redução de 50% para 7% no índice de evasão escolar na EJA, segmento que apresentava taxa elevada de desistência, além do avanço da nota de 3,5 para 4,8 no índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), do ano de 2015.

Em 2016, o projeto teve reconhecimento em nível nacional, e Rodrigo Barbosa Froés recebeu o “Prêmio Victor Civita Educador Nota 10”, no final de novembro do mesmo ano, em Brasília, tornando-se o primeiro amazonense a ganhar o título de melhor gestor do Brasil.

Curta nossa página no Facebook

 

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015