A corrupção pela ótica da espiritualidade

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
gilmar peron
FOTO: GILMAR

Afinal, a corrupção é um caso de justiça, falta de moralidade ou escassez espiritual? Penso na corrupção como algo ilusório, uma coisa inexistente. Pois se trata de uma criação mental, e individual de cada um de nós, praticada sempre como algo inofensivo, porque nossa mente é muito astuciosa e sagaz quando se trata de benefícios próprios, sempre dá aquele jeitinho “brasileiro”, do errado se tornar certo, do tipo: Quando você não devolve aquele troquinho a mais no cinema, na mercearia, no supermercado, ou quando tenta subornar uma autoridade policial, furar filas, e que tal aquela fichinha especial nos postos de saúde que lhe permite um atendimento mais rápido que os demais? e por aí vai, são inúmeras. Lembrou de alguma dessas atitudes?

A corrupção instalou-se no seio de uma sociedade incapaz de pensar no bem comum. De uma sociedade egóica e gananciosa que pensa somente em si, querendo sempre se dar bem, jamais importando se irá prejudicar o próximo. Ela está dentro de mim, dentro de você, dentro das empresas, das igrejas, na política não precisamos nem falar porque é lá que ela adora, ela ama a política. A política e a corrupção parecem até irmãs, são muito parecidas, andam de mãos dadas, ambas são criações mentais nascidas de uma falsa necessidade. A corrupção é a chaga de uma sociedade atrasada, promíscua e dotada de total ignorância.

Atualmente a política brasileira tem sido alvo constante da Justiça na busca por barrar a corrupção escancarada aos quatro cantos do Brasil, ou pelo menos diminuir. Além da Justiça, a sociedade em geral discute, argumenta, opina, acusa (sempre o outro, nunca olhando para si), enfim, dezenas e mais dezenas de tentativas e argumentos vãs para encontrar a culpa e matar a corrupção.No entanto, não querendo desanimar ninguém, todas essas tentativas é uma batalha perdida. Não podemos lutar contra uma sombra, inevitavelmente perderemos, a corrupção é apenas um reflexo nosso. Para eliminar a sombra é preciso luz, a luz da nossa consciência que é, em essência, o próprio Espírito.

Da mesma forma que o corpo físico cria sua sombra nós mesmos somos criadores deste demônio, a corrupção. Assim, como iremos vencer uma criação mental? Ela não existe. Até mesmo lutar contra esta sombra seria pura ignorância. Se queremos realmente vencê-la é dever individual banhar de luz nosso interior, somente assim ela se extinguirá. As trevas não pode vencer a luz. Só existe trevas onde não há luz.

A corrupção é a ausência do amor, da partilha, do trabalho em conjunto. A corrupção fere uma das Leis de Deus que é o amor ao próximo. O amor ao próximo, não é aquele amor família (pai, mãe, filho etc), este é uma forma de amor egoísta, não quero dizer que não devemos amar nossos familiares, mas estender nosso amor. “Não queira para os outros aquilo que não desejaria para si”. Amor ao próximo é para com aquele que está ao seu lado naquele momento presente. Na Índia, uma das 4 Leis espirituais ensinadas diz: A pessoa que chega é a pessoa certa. Então esta é uma forma de amor ao próximo, a pessoa que chega é a sua chance de praticar o amor incorruptível, aquele que não busca benefícios próprios.

Estamos sempre tão envolvidos com nossas necessidades diárias que acabamos não percebendo a necessidade do próximo. Enxergamos sempre, em primeiro lugar, as nossas necessidades. Desde pequenos, em casa, nas escolas, somos instruídos a ganhar, vencer, chegar primeiro. E começamos a achar que esta forma de competir para sobreviver neste mundo é normal. Quando chega à vida adulta, está criada uma verdadeira máquina de competição e corrupção. No em tanto, o Universo não funciona de por meio da competição, mas sim do trabalho em conjunto por meio dos pensamentos e ações.

Não podemos mudar o mundo. Mas podemos mudar o nosso mundo interior. E combater a corrupção dentro de nós mesmo já é um grande começo para um mundo melhor. Somente assim teremos um mundo menos egoísta e mais harmonioso.

Fico por aqui e desejo toda abundância do universo conforme o merecimento de cada coração.

Artigos relacionados

Curta nossa página no Facebook

 

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015