Adjuto Afonso solicita Cursos de Extensão nos municípios para fortalecer setor primário

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Como forma de fortalecer o setor primário por meio também do conhecimento científico, o deputado Adjuto Afonso (PDT) anunciou nesta terça-feira, 6, que fez um Indicativo ao governo do Estado solicitando a implantação de Cursos de Extensão voltados para a área rural, nos municípios amazonenses, que poderá ser feito a partir de Convênio ou Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) via Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam).

"Estou apresentando um Requerimento, depois de conversar com o governador, com o reitor da UEA, para que se crie cursos voltados para a área rural. Nós temos um Centro de Mídias controlado pela Seduc. Muitas pessoas são formadas, mas acabam e fica lá. Nós temos essa estrutura. Essas pessoas, se não tiver outro aproveitamento certamente virão para a sede dos municípios. O governo já tem os custos com a mídia, a UEA já formou em vários municípios pessoas que podem ser mediadores desses cursos, e já tem, inclusive, um estudo de que é possível criar esses cursos voltados ao setor primário. O governador tem a disposição de incrementar o setor primário no Amazonas", disse Adjuto Afonso.     

De acordo com o parlamentar, o indicativo busca desenvolver cursos voltados aos cidadãos que residem na zona rural dos municípios, com conteúdos voltados para a execução de técnicas da produção agrícola, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos agropecuários. "Capacitar o homem do campo com ferramentas para o cultivo e beneficiamento de produtos agrícolas, piscicultura e pecuária, podendo também, tangenciar sobre o uso regular de maquinário e implementos agrícolas. Cursos como Gestão Rural, Fertilidade de Solos, Olericultura são exemplos de extensões viáveis", disse.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015