Vale a pena fazer o bem

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
gilmar peron
FOTO: GILMAR

Percebo que muitas pessoas se questionam a respeito da prática do bem. Será que este questionamento tem fundamento? Não seria apenas uma forma de justificar sua mesquinharia? Outros chegam ao extremo de reconhecer seu egoísmo interior exaltando suas loucuras de ódio, perseguição e vingança como sendo uma qualidade positiva e comum. Fazer o bem sem olhar a quem, e fazer o bem sem esperar nada em troca, estas são uma das maiores virtudes de um ser humano em pró da humanidade. Semear é muito fácil, mas a colheita é bastante dolorosa, por isso procure despejar em seu jardim sementes do amor e do perdão pois certamente a colheita será saborosa e agradável aos olhos do Supremo.

A vida aqui na terra tem se tornado muito difícil, desafiadora, cheia de pedras e encalços. A prova do que falo seria a forma de cumprimento das pessoas no dia a dia, vejamos: “Olá, como vai?” a resposta, “na luta” ou do tipo “batalhando meu irmão”. Perceba que para alguns, após tantas dificuldades, a vida realmente ganhou uma dimensão de luta e batalha intensa. Esta é a sensação quando se levanta pela manhã para sair ao trabalho, de realmente ir para um campo de guerra. E quanto mais imaginar a vida difícil, mais ela se tornará difícil. Ponto primordial para a falta de altruísmo, pois achamos que aquilo que ganhamos com tanta dificuldade, e ora compartilhamos fará falta mais tarde.

Grandes mentes e sábios da história da humanidade já tinham conhecimento de que o universo não funciona pela competição, mas pelo compartilhamento mútuo entre pensamentos e ações. Inclusive Jesus Cristo baseou todo seu ensinamento na prática do amor.

As travas que mantém a porta de acesso ao altruísmo fechada chamam-se: ‘Dificuldade’ e ‘Medo’. O medo é apenas poeira que tomou forma em nosso campo mental, obstáculo a ser vencido com nossa capacidade de discernimento rumo ao amor infinito. E quanto à dificuldade, a mesma será superada com a gratidão. Pois a gratidão é o sentimento dos nobres, mola propulsora para a abundância. Dentre as Leis Universais, a terceira, que é a “Lei da Permissão”, diz que: Permitimos receber aquilo que desejamos.

Analisamos agora a necessidade de manter a higiene mental como forma de estar sempre disponível e grato a vida e com nosso motor de desejo direcionado ao bem. Pois sempre estamos condicionado aos problemas do passado, aquele espertinho que usou e abusou de sua bondade e por isso acha que não mais vale a pena ser bom. Mas uma prática espiritual muito forte é permitir que as coisas aconteçam, inclusive a dos espertinhos acharem que estão tirando proveito de sua bondade. Isso é muito gostoso de se praticar, não poderemos estar julgando e muito menos gerando pensamentos nocivos ou negativos para com aquele que ora está lhe tirando vantagens, e que você estará permitindo conscientemente. Fique tranquilo, você saberá a hora de agir e dizer um “basta” se assim for necessário. Pois a permissão por si já é um ato de bondade.

A harmonia mental, aliada aos pensamentos retos vai aos poucos transformar sua vida. Proporcionando paz, saúde e felicidade. De modo que compartilhe somente coisas boas. Para isso é imprescindível vigiar os pensamentos, pois não temos este hábito. Na verdade não pensamos. Pois é uma afirmação muito enganosa dizer “eu penso”, na verdade o pensamento acontece dentro de você como a digestão em seu estômago e o sangue circula pelas veias. Imagine agora o quanto de obstáculos você cria a partir de pensamentos negativos ao longo do dia, do tipo: “Eu não consigo”, “Fulano vai se ver comigo”, “Vou me vingar”, “Não posso”, sem mencionar pensamento de cobiça, inveja e de frustração, que mais tarde vão se refletir como doenças físicas ou mentais. Por isso vigiai e orai. Toda prática espiritual se baseia na observação interior, pensamentos e sentimentos.

Percebemos que o bem sempre valerá a pena. Nunca desista de ser uma pessoa boa. Sua essência é o amor. Veja o que diz Will Smith “Se você não está fazendo da vida de alguém algo melhor, você está desperdiçando o seu tempo. Sua vida será melhor quando você fazer da vida de outras pessoas algo melhor”.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Artigos relacionados

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015