Paz interior

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
gilmar peron
FOTO: GILMAR

A paz interior é um alinhamento perfeito entre mente, corpo e espírito. A harmonia é o caminho a ser percorrido para o encontro da tranquilidade divina, existente em nosso mais profundo Ser. Devo lembrar que Paz Interior não quer dizer ausência de problemas e silêncio total ou ignorar o óbvio, como muitos pensam, mas um estado de calma que independe do mundo externo. É como um lago, a superfície pode estar em agitação pela tempestade, mas nas profundezas tudo está em sua mais perfeita harmonia.

Saiba que alguns de nossos problemas serão resolvidos por conta própria basta deixar que o tempo se encarregue. Outros, porém exige que o encaramos de frente, com abertura, curiosidade e amor. Quando nos tornamos curiosos diante de alguma situação adversa, a fim de aprender, automaticamente o medo se dissolve. Não podemos ser curiosos e infelizes ao mesmo tempo. Quando tomamos nossas próprias decisões e assumimos os riscos nos tornamos auto capazes, com responsabilidade, vigor e bem estar.

Um dos pontos fundamentais a ser compreendido é não permitir que os outros controlem sua vida. Quando nos submetemos aos caprichos e desejos dos outros estamos deixando de ouvir nossa voz interior que nos conduz ao cumprimento de nosso objetivo terreno. Portanto tenha em mente que sua vida é responsabilidade sua e de mais ninguém - seja líder religioso, amigo, pai ou mãe.

Nossa paz interior sempre é mais importante que a razão. Nosso ego vaidoso e medroso está sempre na defensiva, por isso que pessoas agressivas são as que menos possui conhecimento de causa. E quer a posse da razão, sempre defendendo com garras e dentes seu ponto de vista. Diante de tanta euforia quem paga o preço é sempre o Ser (espírito) que entra imediatamente em desequilíbrio. Uma pessoa dotada de amor próprio jamais vai arriscar seu equilíbrio em defesas pessoais.

A Lei nunca é ingrata. Quem semeia tranquilidade colhe a paz.

A nossa mente calma pode ser comparada a de um córrego de águas tranquilas que reflete tudo por onde passa. No momento em que são agitadas deixa de refletir e passa a ficar turva.

Será neste estado de paz interior que a criatividade vai emergir para nos auxiliar nas tomadas de decisões, nos momentos mais delicados de nossas vidas. O medo nos paralisa, por isso sem a calma ficamos a mercê das situações - relacionamentos, trabalho, doenças, etc. Jamais condicione sua paz ao mundo externo. Já que neste mundo das formas as coisas estão sempre em mutação. Tendemos a nos apegar com as situações consideradas favoráveis, por isso quando chega o momento das adversidades tendemos a nos abalar e perdemos a fé. Entenda que na existência a única coisa permanente é o Espírito. Por isso habitue-se a caminhar num mesmo ritmo independente de dias tenebrosos ou calmos, preservando sempre seu estado de espírito.

Para alicerçar o que falo, veja o que Jesus disse aos Fariseus quando perguntado sobre o reino de Deus, lugar onde reina a paz e harmonia: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. Creio que Jesus quis dizer que o Reino de Deus já está dentro de nós. Basta buscar com fé e disciplina.

Para um estado de Paz Interior é importante o não julgamento das coisas, encarar a vida com abertura, e compaixão. Nossas mentes racional e lógica está sempre julgando e analisando as diversas situações como favoráveis ou desfavoráveis. Observe que na natureza a chuva cai para lavar e banhar a terra, preparando-a para receber novas sementes onde começará um novo ciclo. O sol com seus raios luminosos embeleza a grandeza de Deus, nos dando vida e a certeza de que mais um dia se inicia. Então, nesta grande orquestra divina tudo tem uma finalidade e nada advém do acaso. Na escrita de Deus tudo é como deve ser. Por isso esteja aberto à novas experiências, não julgue aquilo que não conhece e ame a todos (amigos e inimigos) para assim desfrutar da sua Paz Interior.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos

Artigos relacionados

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015