Relacionando-se consigo mesmo

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
gilmar
FOTO: GILMAR

A capacidade de manter um relacionamento amoroso consigo mesmo é o que vai determinar o grau e a profundidade de nossos relacionamento e amor dedicado à vida e as pessoas em geral, seja no trabalho, na rua ou em casa. Antes de iniciar qualquer relacionamento se faz necessário um relacionamento íntimo consigo mesmo. O fato é que nos dias atuais as pessoas estão fazendo tudo ao contrário, relacionam-se com as coisas como se fossem pessoas e pessoas como se fossem coisas. Percebe a inversão de valores?

As pessoas vivem tão superficial que esquecem valores básicos como educação e respeito que alicerçam toda e qualquer forma de relacionamento. Se você chega na casa de um amigo que não o vê há muito tempo, ao ser convidado a entrar não retira os sapatos suja o chão ou pisa em seu tapete; Cadê a consideração e o respeito? Esta amizade de longos anos poderá ter problemas. A superficialidade na vida cotidiana traz inúmeros problemas não só para os relacionamentos mas também para a saúde física, mental e espiritual.

Antes de iniciar qualquer relacionamento as pessoas deveriam se conhecer e amar a si mesmas. Isso mesmo, sem nenhum exagero, conhecer e amar a si mesma! Enamorar-se de si mesmo. Entra em um profundo relacionamento com seu Eu Interior. Pois sem amor próprio jamais poderá amar alguém de verdade. Amor próprio nos traz entendimento da vida e de nós. Assim saberemos quais as nossas reais necessidades e quais as necessidades do outro. Saiba que a inesgotável e verdadeira fonte do amor se encontra dentro, nas profundezas de nosso Ser (espírito).

Para descobrir esta fonte inesgotável de amor se faz necessário o autoconhecimento. Pois não sabemos nada a respeito do mundo e principalmente sobre nós que somos um mundo em particular, ninguém é igual a ninguém. Segundo a ciência, cada pessoa possui um universo interior. Que maravilha! Um mundo só nosso e desconhecido a ser explorado e conquistado pelo sábio que busca a verdade.

Só poderemos voar rumo ao infinito pelas asas do amor e do conhecimento.

Conhecimento interior é sinônimo de sabedoria. Sócrates, um dos maiores filósofos da história disse “Só sei que nada sei”, com essas simples palavras foi considerado o mais sábio dos homens.

Sem o conhecimento interior não poderemos remover nossa hipocrisia (máscaras). Veja o que Cristo disse: “Hipócrita, remova primeiro a trave do seu olho para enxergar com clareza e assim ajudar a teu irmão a tirar o cisco do olho”. Enquanto não for praticado o autoconhecimento, na intenção de remover a hipocrisia continuaremos a ver o que temos hoje nas mais variadas repartições públicas e privadas.

De forma inconsciente e habitual jogamos sempre a culpa de nossos erros e fraquezas sobre as costas dos outros. Veja como estamos sempre julgando e acusando sem ao menos parar e refletir sobre o que falamos e fazemos.

Para um relacionamento verdadeiro é preciso educação e entendimento. Quando nos dirigimos a alguém com gentileza seremos tratados com delicadeza. Mas se agir de forma ríspida seremos tratados ao mesmo tom, de forma rude e ignorante.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Artigos relacionados

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015