Os Lírios do campo

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Acho linda a mensagem de Cristo sobre os Lírios do campo. Ela nos remete inteiramente ao momento presente, o eterno e inebriante agora. Veja o que diz Jesus Cristo, no livro de  Mateus: “Olhai os lírios do campo, como eles crescem. Não trabalham e nem fiam…” Percebeste a essência deste ensinamento espiritual? Não. Então vamos lá, o passado nos reprime a uma vida de tristeza e amargura, o futuro nos deixa ansiosos e inquietos por algo quase sempre duvidoso. E mergulhados em pensamentos sombrio e longínquos (passado e futuro) você perde a vida que acontece no agora. O futuro vai acontecer através do agora e o passado, que já passou, também se desenrolou no momento presente. Isso nos deixa claro que a vida acontece no Agora. E já que a vida é um presente de Deus, cabe a nós viver este presente, através de nossa presença enraizada no agora.

Esta analogia de olhar os Lírios do campo e apreciar o momento presente não quer dizer que ficaremos inertes, esperando que Deus envie manjares dos céus e muito menos viver em estado de submissão, mas que nos manteremos em estado de presença, conscientes de tudo o que se passa em nosso campo mental e físico, sem a perda da calma, da tranquilidade própria e peculiar do espírito. Então, relaxados e amorosos sairemos para laborar e aprender o que a escola da vida nos ensina.

Você sabia que a essência de nosso espírito é a calma? Somente em estado de tranquilidade podemos tomar as decisões mais acertadas para as mais diversas situações que se desenrolam em nossas vidas. Quando não estamos presentes, em estado emocional abalado, agredimos e violentamos o momento presente, tomamos conclusões precipitadas e que mais tarde colheremos o fruto amargo das decisões impensadas.

Temos medo das transformações e mudanças que a vida nos apresenta. Observemos que nada nesta vida é permanente, está sempre em mutação. Agora é dia, logo mais será noite, hoje você está alegre amanhã poderá estar triste, agora tem um pai, uma mãe, amanhã poderão partir e não o terão mais ao seu lado. E estas mudanças sempre nos causa dor e sofrimento por conta de nosso estado de inconsciência. No estado de presença, não digo que a perda de um ente querido não causaria tristeza, mas digo que estaríamos em paz. Somente em estado de lucidez e paz consigo mesmo será capaz de ajudar as pessoas a sua volta. Tendemos sempre a nos apegar com as circunstâncias que nos são favoráveis, não compreendemos que Deus em sua infinita sabedoria quer que aprendemos algo para nossa evolução.

Faz parte desta evolução compreender aquilo que faz bem a nós e aos demais. O respeito e a compreensão que estamos todos conectados e que um precisa do outro. O mal que causa ao próximo, na verdade, estais causando a si mesmo. Respeitar os animais, plantas e aves, assim como a natureza em geral. Onde cada um de nós é parte de um todo. Não existe divisões. A individualidade que vivemos faz parte do “tempo”, um falso modo de enxergar a existência, parte de nossa mente individualista e mesquinha que acha que precisa conquistar algo para poder existir. Um jeito distorcido de perceber as maravilhas da vida por conta da ignorância.

As maravilhas da vida nos revela que nenhum dia se repete. Cada dia traz uma bênção, um presente, um ensinamento. E cabe a nós absorver os ensinamentos a qual somos submetidos.

Todos nós buscamos a felicidade, até o mais sórdido dos homens. Para se achegar a tão almejada alegria não é preciso de nenhuma conquista externa, ou de nenhuma aprovação. A beleza da vida está nas coisas simples, num olhar, num gesto, numa flor, numa criança que brinca, na sinfonia dos pássaros. E você poderá enxergar estas proezas do Divino despertando sua presença.

Desenvolva em si a presença, traga para este mundo sua luz interior: Conexão direta com sua fonte - saúde, prosperidade, prazer; Não julgamento das coisas (o próprio Jesus disse para não julgarmos, lembra-se deste ensinamento?); Esteja aberto a novos relacionamentos, novos aprendizados e permita que aconteça o que é para acontecer. Flua com as correntezas deste imenso rio que se chama vida.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Leia também:

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015