Necessidades e desejos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você sabe distinguir necessidade de desejo? Vamos dizer que necessidade seja algo que possa ser satisfeita, por outro lado, desejos jamais poderão ser satisfeitos. Quanto mais você tenta satisfazê-los mais ele pedirá. Um buraco sem fundo. “Quanto mais tem mais quer”. Um desejo é uma necessidade enlouquecida, que saiu do controle. Os desejos são uma das principais causa da infelicidade no homem e responsável pela destruição de nosso belíssimo e maravilhoso planeta que em nome do desenvolvimento e do progresso impensado e inconsequente tem maltratado a natureza.

Alimentar-se é uma necessidade do ser humano, não existe nada de errado nisso. Porém querer se alimentar em um restaurante luxuoso é um desejo. Hoje você tem uma bicicleta e pode desejar um carro, quando conquistar um carro certamente vai desejar outro modelo do ano ou um que seja mais veloz.

A necessidade é aquilo que é indispensável à vida. O desejo é aquilo que extrapola não somente as necessidades básicas como também financeira. A ponto de causar problemas futuros, como tristeza, dores, ressentimentos. Sentimentos negativos que tiram nossa paz de espírito e causam grandes estragos em nossa saúde física e mental.

O desejo é uma criação da mente e faz parte da infelicidade humana. Veja como fica infeliz quando não tem seus desejos atendidos/conquistados, parece até que o mundo está contra você e nada está a seu favor.

Essas necessidades enlouquecidas podem ser da ordem amorosa, materiais, ou de quaisquer tipos de sonho que esteja idealizando em sua mente. Não digo que não devas sonhar, mas que tenha consciência e sabedoria para discernir o que é necessidade e o que é desejo de modo que não venha cometer atos insanos, ou cair na rede de pecados para mais tarde colher frutos amargos.

O desejo é capaz de cegar completamente a pessoa a ponto de nem perceber que está prejudicando alguém ou algo, apenas para satisfazer momentaneamente aquele desejo enlouquecido de prazer. O desejoso maltrata e passa por cima, existem ainda aqueles que até roubam para satisfazer esse ego insaciável.

Na verdade, o desejo equivocadamente percebido internamente como uma necessidade, ou até mesmo como uma fonte de prazer tem sido o principal responsável pela tristeza deste mundo. Mas você também poderá questionar que os desejos fazem parte da evolução do homem e por isso fundamental neste processo de desenvolvimento tecnológico e descobertas importantíssimas para a humanidade. Por isso precisamos aprender a discernir necessidade de desejo.

Aprender a viver com o que é necessário é o mesmo que compreender aquele famoso ditado popular que diz “o pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus não é nada”. Quando aprendemos e vivenciamos o verdadeiro sentido desta frase passamos a uma frequência mais elevada, que é o sentimento da gratidão.

Como escrevi em artigos anteriores a gratidão é o sentimento dos nobres. E na gratidão não existem desejos nem necessidades, pois a vida se torna um grande palco de apresentações teatral. E neste palco existe apenas sua maestria, você se torna o principal autor deste grande espetáculo.

A gratidão nasce da sabedoria. Aquele que é grato sempre terá motivos para ser grato e receberá a recompensa pela nobreza de seu coração. Ao invés de ficares pedindo a Deus por aquilo que não tens, que na verdade seria apenas mais um desejo, que tal focar naquilo que tens e agradecer?

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015