Boca do Acre

Atualidades

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A floresta na qual vive esse grupo é de grande beleza natural e serve de lar para espécies como harpias, onças-pintadas, antas, macacos-aranhas, queixadas e veados

Uma comunidade indígena do Peru decidiu batizar 1.800 hectares da Amazônia com o nome do papa Francisco. A decisão foi tomada em reconhecimento à preocupação do líder religioso em cuidar e conservar o meio ambiente em meio à mudança climática, anunciou o Ministério do Ambiente do Peru nessa segunda-feira (18).

O "Nihii Eupa Francisco" (Floresta Papa Francisco, na língua nativa da etnia amahuaca) se encontra na comunidade nativa de Boca Pariamanu, situada na região de Madre de Dios, cuja capital Porto Maldonado receberá o pontífice no dia 19 de janeiro de 2018.

Os nativos entregarão ao papa a ata da assembleia em que decidiram dar à floresta o seu nome, para que conheça as ações de proteção e conservação das florestas feitas pelos membros da comunidade indígena.

A comunidade de Boca Pariamanu é formada por 180 habitantes agrupados em 20 famílias, e é a única comunidade de Madre de Dios da etnia amahuaca.

A floresta na qual vive esse grupo é de grande beleza natural e serve de lar para espécies como harpias, onças-pintadas, antas, macacos-aranhas, queixadas e veados, além de concentrar árvores como  castanheiras, cedros e mognos.

Além de Porto Maldonado, o papa Francisco visitará Lima e a cidade nortista de Trujillo, durante a estadia no Peru, de 18 a 21 de janeiro, onde chegará procedente do Chile.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O Brasil poderá ganhar mais um feriado nacional. O projeto 482/17, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tramita na Comissão de Educação do Senado em caráter terminativo, sem necessidade de ir a plenário se não houver recurso, e transforma o Dia da Consciência Negra em feriado nacional.

O site do Senado possui uma enquete em que a população pode opinar sobre a proposta de estabelecer feriado nacional para o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Até a noite dessa segunda-feira (11), os votos favoráveis à criação do feriado nacional superavam os contrários (1.327 a favor e 1.003 contra).

Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em mais de mil municípios do país. Com informações DOL

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Governador Amazonino Mendes e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, oficializaram eliminação da doença nesta segunda-feira (4)


Após 13 anos do último caso de febre aftosa no Amazonas, o governador Amazonino Mendes (PDT) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Blairo Maggi assinaram o termo que reconhece o Estado como livre de febre aftosa com vacinação. "Isso, na prática, significa que o Amazonas pode vender para outros Estados da Federação", afirmou Amazonino.

De acordo com o presidente da Federal de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, a certificação irá trazer, no mínimo, 20% de valorização da arroba do boi impactando 60 mil pecuaristas. "Temos um marco divisor para a nossa atividade, novas perspectivas para o Estado do Amazonas, para a interiorização da economia", disse.

Maggi assegurou que em 2019 a região do Amazonas, Roraima, Amapá, Acre e parte de Rondônia já iniciam o projeto de "livre de febre aftosa sem vacinação".

"Nós vamos começar a suspender a vacinação. Então os Estados que foram os últimos a entrarem nesse programa serão os primeiros a serem 'autorizados' pelo Ministério da Agricultura a não ter mais vacinação é isso amplia a possibilidade dos Estados irem ao mercado internacional vender carnes", contou.

O pecuarista Manoel de Abreu explica que espera ansiosamente pelo projeto sem vacinação por conta do custo da mão-de-obra. "A certificação ajuda na valorização do gado, já que poderemos exportar", destacou.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015