Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Colunas

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Perdoar não quer dizer fingimento, nem fechar os olhos às falhas dos outros. Vejo o perdão se materializando por intermédio de uma Permissão.

gilmar
FOTO: GILMAR

O que é o perdão? Acredito que poucas pessoas são capazes de se perguntar a este respeito. Será mesmo que sabemos as respostas sobre o verdadeiro sentido do perdão? Por que nos dias de hoje o perdão tem se transformado em algo raro e precioso? No meu entender o ego é o grande responsável pela escassez desta forma de amar - o perdão. O ego cresceu e endureceu o coração, criando inúmeras barreiras ao perdão, literalmente fechando a visão para o amor mais puro que é aquele que não busca benefícios próprios.

Segundo o dicionário, perdoar é se livrar de uma culpa, de uma ofensa ou dívida. O Cristianismo prega que devemos perdoar para remissão dos pecados, pois é “perdoando que se é perdoado”. Eis aqui uma grande verdade. Mas que infelizmente não se é praticada como deveria ser, como disse antes, poucos os fazem. Talvez seja esta a explicação para o enrijecimento do ego. Pois entendo que o verdadeiro perdão é aquele ato de amor puro que queima qualquer ódio, rancor ou ressentimento que possa se ocultar dentro de nosso mais íntimo Ser. Neste caso o perdão se transmuta em uma extraordinária ferramenta do amor.

Quando perdoamos abrimos mão e deixando ir embora qualquer tipo de ressentimento que possa existir oriundo de uma ofensa ou prejuízo financeiro. Neste primeiro caso, a ofensa, sempre que alguém nos ofender/agredir verbalmente, o silêncio interior aliado ao sentimento de amor para com aquele que hora nos agride já se torna a mais pura forma de amor, que naturalmente submerge do perdão.

Perdoar não irá nos deixar menos inteligentes e nem significa dizer se tornar um capacho, ou também guardar dentro de nós. Não se trata disso. Perdoar é algo mais profundo e devemos fazer uso de nossa razão e discernimento para esta Arte, que é o ato de Perdoar.

Perdoar não quer dizer fingimento, nem fechar os olhos às falhas dos outros. Vejo o perdão se materializando por intermédio de uma Permissão. Sim, isso mesmo, permitir que as coisas aconteça. Permissão é uma Lei Natural da vida, que dá suporte a toda a existência. Quando permitimos e passamos a aceitar algo interior muda e se alinha ao desejo de nosso Pai. Que sempre permitiu a seus filhos o livre-arbítrio, o direito absoluto de escolha. E neste caso podemos escolher perdoar ou passar a reclamar da vida e maldizer o próximo pelo mau que nos cerca, tornando a vida ainda mais difícil e dura para nós mesmos. Nesse caso nem nos damos conta que nós mesmos estamos dificultando a nossa vida, seja profissional ou pessoal.

Em meu ponto de vista, perdoar não significa dizer que não poderemos cobrar uma dívida, sim podemos. Mas esta cobrança deve ser discreta e com resiliência, em um momento justo e propício. Para isto devemos fazer uso da razão que é a nossa capacidade interior de julgamento.

E deste modo sejamos jardineiros da permissão e do perdão. Em pró de um mundo melhor, mais justo e harmonioso. Neste jardim somente o amor irá florescer e dar frutos saborosos que engrandecem nosso sentido de viver.

Fico por aqui e desejo a todos Paz e saúde.

LEIA TAMBÉM:

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
GILMAR PERON
FOTO: GILMAR PERON

A criatividade é um dom conferido por Deus à sua criatura (homens), neste termo me refiro aos gêneros masculino e feminino. Segundo alguns estudiosos e observadores da natureza, nós somos có-criadores. Estamos a todo momento criando, não só coisas, mas também nosso destino, por assim dizer o futuro, seja individual ou coletivo. Assim, o dom de criar confere ao homem responsabilidade com o próximo, a natureza e o meio em que vive. Seria tudo a favor de um mundo melhor, mais próspero e digno. Então podemos ver a criatividade como fator primário para a evolução social e cultural de uma sociedade.

Gosto da frase inspiradora de Barack Obama quando disse: “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

A criatividade é uma faculdade única e exclusiva do homem pois está relacionada a capacidade de sonhar. O cérebro humano possui dois hemisférios, o esquerdo (objetivo, analítico e lógico) e o direito (relacionados aos sonhos, idéias e criatividade). De acordo com pesquisas, a maioria dos homens usam apenas o lado esquerdo do cérebro, ou seja, o analítico. Deixando de usar o direito que é fonte de toda criatividade. E como não usam esta faculdade sonhadora, cedo ou tarde o pesadelo atormenta.

Como o ser humano não usa esta energia criativa e positiva, o preço a pagar inicialmente será tensão, nervosismo e um estado de ansiedade, alguns desenvolvem até a agressividade. A partir deste quadro, lamentavelmente e por pura ignorância a maioria prefere fugir e esgotar suas energias em bares, boates, televisão ou se empanturrando de tanto comer, etc. Os resultados de tudo isso não preciso falar, vocês podem imaginar pelo uso de vossa imaginação. Não quero dizer que seja contra usufruir de certos prazeres que a vida nos confere, mas em tudo deve haver equilíbrio.

Voltando a necessidade de criar. Este desequilíbrio pode explicar os altos índices de viciados e violência seja doméstica ou em grupos de pessoas. Vivemos numa sociedade materialista que usa toda força mental e potencial criativo para aquisição de bens materiais, esquecendo-se totalmente da necessidade de criar o novo, o inesperado, aquilo que te leva a um estado de êxtase profundo. Até aqui, a capacidade de sonhar há muito se perdeu, alguns nem sabem que sonham durante a noite, na verdade todos sonhamos, o que acontece é que com a vida atribulada do dia a dia você perdeu a capacidade de lembrar dos sonhos, nem sabe mais que sonha, pobre infeliz, quanto mais criar.

Deus quando criou o mundo, em sua infinita sabedoria, usou de sua capacidade criativa oriunda da dimensão dos sonhos, dando forma a todo tipo de vida que existe no universo. Alguns Iogues pregam que tudo o que vivenciamos é uma abstração, um mundo de sonhos, sonho divino ou sonho de Deus. Então, podemos afirmar que a criatividade nasce do mundo das idéias, consequentemente dos sonhos, por assim dizer do lado direito do cérebro.

Basta abrir a janela do nosso coração e observar sua criação, o quanto é bela e harmoniosa. Se observarmos mais atentamente veremos todo o colorido das folhas, do sol, da lua e das estrelas, a canção dos ventos e dos pássaros também está presente em nossas vidas. Que  lamentavelmente o homem com sua falta de criatividade o destrói em nome do progresso e do desenvolvimento. Como se fosse levar algo daqui para onde vai.

O verdadeiro progresso será quando o homem for capaz de criar de forma criativa usando de todas suas faculdades mentais que advém do espírito (o uso equilibrado dos dois hemisférios).

Agora peço-vos que faça uma introspecção e pergunte-se por que tanto atraso na sociedade em que vivemos? Deixo a resposta por sua imaginação.

Um abraço a todos e fiquem em paz.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O apresentador Luciano Huck vai anunciar se aceita concorrer à Presidência depois do Carnaval. Hoje, ele tende a se candidatar pelo PPS, partido que lhe ofereceu legenda, mas já há aliados articulando o apoio de siglas como o DEM.

Segundo a reportagem apurou, o catalisador final para o processo decisório de Huck, que vem sendo assediado a se lançar candidato apesar de já ter negado a possibilidade publicamente, foi um ultimato dado pelo seu empregador, a Rede Globo.

Nesta quarta (7), a emissora disse que o apresentador do “Caldeirão” deveria tomar sua decisão, por temer que haja a associação natural entre o eventual presidenciável e seu nome. A entrevista que Huck deu ao “Domingão do Faustão” em janeiro já rendeu a ele e à rede de TV explicação formal ao Tribunal Superior Eleitoral para negar que estivesse ocorrendo propaganda antecipada.

Huck ainda não disse a aliados o que vai fazer, apenas que irá passar o Carnaval pensando no assunto. Nesta quinta (8), ele deverá se consultar com o mentor de sua candidatura, Fernando Henrique Cardoso.Ex-presidente e decano do PSDB, FHC tem irritado correligionários ao estimular o apresentador e empresário. O governador Geraldo Alckmin (SP), presidenciável da sigla, reagiu à conversa tergiversando: disse que o tucano e o global, a quem elogiou, são amigos pessoais.

A pressão sobre Huck vem do fato de que ele poderia encarnar o “novo” numa eleição que ficou aberta com provável ausência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa por ser condenado em segunda instância por corrupção.

O desempenho fraco de Alckmin, pré-candidato declarado, nas pesquisas, é outro motor do movimento: Huck e o tucano empatam em 8% no mais recente Datafolha em cenário sem Lula.

O PPS, que ofereceu a legenda a Huck  e ao movimento de renovação política Agora!, do qual faz parte, é o porto natural do global, caso busque se filiar -o prazo para poder concorrer é abril. FHC já deu declarações considerando a estrutura do partido insuficiente, e já há conversas entre seus aliados e estrategistas sobre a eventualidade de o DEM entrar na composição.

Nesta semana, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB), visitou FHC acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Liderança do DEM, Maia vem circulando como eventual presidenciável, mas até aqui é mais provável que ele busque cacifar a legenda para ocupar uma vaga de vice-presidente -seja na chapa de Alckmin, seja uma eventual de Huck.

Mesmo Hartung é lembrado, aqui e ali, como um nome a dar peso institucional ao neófito Huck. Só que ele é do MDB, partido do impopular presidente Michel Temer e um dos alvos prioritários de denúncias no âmbito da Operação Lava Jato.

Procurados, nem Huck, nem FHC responderam a questionamentos da reportagem. Com informações da Folhapress.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015