Colunas

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
gilmar
FOTO: GILMAR

Falar em gratidão é fácil, todos falam, todos sabem da necessidade de ser grato. Já que gratidão é a base dos ensinamentos religiosos e filosóficos, seja Cristã, Hindu, Budista, Taoista, etc. A gratidão nos eleva como seres espirituais, proporcionando saúde física, bem estar emocional e prosperidade. Lhe pergunto: Você é grato? Já agradeceu pelo ar que respira, pelo alimento, pelo sol, pelo dia que começa? Se a sua resposta for não. Sabe por que isso acontece? Bem, não somos grato por conta de nossa ignorância espiritual. Vivemos num mundo racionalista e perdemos nossa conexão com o mundo espiritual. Estamos aqui, mergulhado neste imenso oceano de ilusões que nos esquecemos de nossa natureza espiritual. Pois é lá que as coisas acontecem, o início de tudo. E a gratidão é um sentimento poderoso que brota de nossa alma.

A Bíblia, precisamente no livro de Mateus, diz: “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em abundância. Pois quem não tem, até o que tem lhe será tirado”. Lendo esta passagem podemos entender que aquele que possui grandes posses ficará ainda mais rico; e aquele que possui pouco, perderá até o pouco que tem. Na verdade esta passagem se refere a Gratidão. Vejamos: Quem tem Gratidão, mais receberá, e receberá em grande quantidade. Quem não tem Gratidão, até o pouco que tem perderá.

Não é somente a Bíblia Cristã que enaltece a gratidão, vários outros escritos sagrados. No Alcorão, escrito pelo profeta Maomé, fala de forma mais clara a necessidade de sermos grato. “E quando Deus declarou: “Se você for grato, eu lhe darei mais; Mas se você for ingrato em verdade minha punição será severa”.

Sendo assim não fiques ansioso pelo dia incerto de amanhã, ou preso ao passado que nada mudará ficar remoendo. Viva grato e feliz o agora, porque somente ele existe. Em uma das mais belas frase de Jesus Cristo, que com toda sua magnânima sabedoria disse: “Olhai para os Lírios do campo como eles crescem; não trabalham e nem fiam. E vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória se vestiu como qualquer deles”.

Perdeu alguém importante para você, seja por distanciamento ou morte, ao invés de ficar lamentando a perda; fique grato pelo que vocês viveram junto, pelas experiências trocadas. Feliz por seus caminhos um dia terem se encontrado. Por isso que a gratidão é o sentimento dos nobres.

Saindo um pouco da religião adentrando agora no mundo científico de um dos maiores cientista da História, Isaac Newton falou: “Toda ação gera uma reação igual de sentido contrário”.

Com base no que Newton disse. Podemos afirmar que se você for uma pessoa negativa que adora julgar as coisas e sempre leva pro lado pejorativo, está com sérios problemas. Frases do tipo: “eu não consigo”, “eu não presto”, “não tenho dinheiro para isso”, “A vida é uma droga”, etc. Acorde do seu sono profundo! Pois enquanto estiver falando e pensando sobre determinadas situações de sua vida, continuará vivendo as mesmas experiências desfavoráveis.

A gratidão, como um sentimento da alma, opera por intermédio de Leis Naturais que governam nossas vidas. Desde a natureza do muito pequeno (partículas subatômicas), e do muito grande (Galáxias). Dentre essas Leis, está a Lei da Atração que diz que o semelhante atrai o semelhante.

Não adianta falar em gratidão, sem antes você não aprender a observar e retomar o domínio de seu reino mental (pensamento). Somente assim poderá finalmente focar sua atenção naquilo que deseja, a satisfação por tudo e por todos. A gratidão é uma janela para o mundo oculto do divino Pai. Quando aberta nos permite enxergar o esplendor de Deus e sua glória em forma de raios luminosos em nossas vidas.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Leia também

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
gilmar
FOTO: GILMAR

O sofrimento se faz necessário para que o homem se lembre de voltar a Deus. Se não fosse a dor jamais lembraríamos de que Deus é a fonte de tudo, da saúde, da paz e do amor. É comum questionamentos sobre a existência de Deus e um possível esquecimento de sua parte para com seus filhos. Na verdade, penso eu, que ambas estão equivocadas, pois Deus não nos esqueceu e sempre existiu, se não fosse assim não existiria a natureza perfeita da vida e seus encantos. Digo com confiança que são nossas escolhas, por intermédio do livre arbítrio, que causa a separação e o distanciamento para com o Pai, consequentemente colhemos os frutos amargos pela má escolha.

Existe dentro do ser humano duas forças opositoras. Dois exércitos em uma eterna batalha. Um comandado pelo poder divino da Alma, outro pela mente materialista e seus instintos inferiores sobre a influência deste oceano de ilusões a qual vivemos. Será pelo absoluto direito de escolha que o homem traçará seu destino. Quando nos tornamos pessoas conscientes temos o poder da escolha que nos eleva aos céus. Até então, você agirá de forma automatizada por padrões preestabelecidos no passado.

Devido a ignorância espiritual o homem acaba adentrando no caminho do mal, pois o prazer advindo deste é mais rápido. No entanto, enganoso e em total escuridão. O homem ainda não é capaz de perceber as armadilhas deste mundo advindo das más escolhas. Assim como todas as promessas de satã: ilusórias, passageiras e amargas. Vamos aqui comparar o mal como a um doce envenenado, delicioso ao paladar mas mortal se ingerido.

A dor é uma grande mestra capaz de nos proporcionar grandes ensinamentos para que rumamos novamente em direção a Deus. Ela pode nos recolocar no caminho da luz e do amor para trilhar um retorno de volta a casa.

Quando o homem percebe as várias dimensões do amor, como: A gratidão, o perdão e a compressão, seu coração se abre e libera uma essência divina. Aqui nasce o amor verdadeiro que em sua pura essência jamais pede algo em troca, é capaz de se doar e querer o sucesso e a felicidade do outro. Esta capacidade de se doar e querer o bem do irmão é a fragrância da divindade no homem.

Por isso se você hoje sofre é porque tem algo a aprender da vida. Somente quando aprendemos aquilo que nos cabe é que estaremos aptos a seguir para a próxima lição da existência.

Outro grande erro que o ser humano comete é achar que encontrará sua felicidade em outra pessoa. Jamais encontrará a alegria inerente ao espírito em seu parceiro(a), filho(a), ou no mundo através das realizações dos desejos. O interessante é que apesar de inúmeras desilusões ainda não percebeu que está buscando sua felicidade no lugar errado.

Alcançar um estado de consciência elevada para compreender esta verdade é de suma importância à existência humana. Somente quando retornamos nossa consciência para dentro de nós é que podemos perceber a alegria intangível a vida.

Purificar nossa mente e coração faz parte das lições divinas a serem aprendidas aqui em vida. Se não fosse pelo sofrimento jamais saberíamos que estamos sendo reprovados nas lições.

Pela pureza da mente passamos a ter melhor entendimento da vida por intermédio de um raciocínio lógico e correto, e pela purificação do coração nos aproximamos de Deus em sua mais perfeita harmonia.

Não sofra, você pode ser feliz; não mendigue migalhas de prazer, Deus é a fonte inesgotável de tudo o que necessita; não cause sofrimento a si mesmo nem ao próximo, você pode ser um manancial de amor e alegria. Então, seja verdadeiramente feliz, desenterre o tesouro escondido dentro do seu mais profundo Ser e ajude a criar um mundo melhor mais justo para todos. Desencave Deus do seu coração.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Leia também

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
gilmar
FOTO: GILMAR

Afinal, estamos aqui para que? Grandes sábios da antiguidade diziam que este mundo é um oceano de ilusões. E não deixam de terem razão. Nascemos, crescemos, mendigamos alguns raros momentos de prazer, vivemos outros vários momentos de sofrimento e dor, por fim, chegamos ao túmulo. Na lápide constará as datas de nascimento e morte, entre elas o espaço contendo todo sofrimento de uma vida perdida. A maioria de nós, mergulhados neste imenso mar de ilusões nunca vive verdadeiramente a vida, só nos damos conta do que perdemos quando chega a hora da morte, para finalmente perceber a vida que se esvaiu por entre os dedos. Se a vida fosse somente isso não valeria a pena estar aqui. Sendo assim, chego a conclusão de que nossa meta existencial terrena é alcançar Deus, ou seja, evoluir como seres humanos e espirituais.

O caminho para o reencontro com Deus exige mudança de pensamento e comportamento. É preciso mudar o foco da mente. Do material para o imaterial (espiritual) e nos convencer, por meio da observação atenta, das bênçãos eternas advindas finalmente da virtude cultivada no coração e irrigada pelo amor divino. Muitos equívocos têm ocorrido neste mundo pela falta da observância do homem perante as Leis que regem o Universo. Muitos acham até que o pecado é algo comum, acreditando realmente que nada os acontecerá em compensação do mal praticado.

Andamos de um lado para outro descontentes e ansiosos pela vida, achando sempre que precisamos de mais e de mais para preencher um vazio profundo que se apoderou da alma. Isso nada mais é do que uma grande ilusão criada por um ego insaciável. Outros já perceberam o jogo de satã e começam a busca por Deus. Pergunto, será que você realmente tem encontrado a paz que dá os primeiros indícios da aproximação com o Pai? Se não, é porque está buscando no lugar errado.

E que tal buscar a Deus em outros lugares jamais imaginado, escondido, oculto e até então inabitável? Dentro de você! Isso mesmo, vamos desenterrar Deus de dentro das profundezas de nosso Ser, sacudi-lo para fora. Precisamos ir ao nosso próprio encontro para nos achegar a Deus. Será um encontro emocionante, como a de um pai e filho que não se vê há anos.

“Tu nos criaste para ti, e nosso coração vive inquieto até repousar em ti.” As confissões de Santo Agostinho.

É importante transcender a mente. Nos tornar vigilante de nossos pensamentos e sentimentos a fim de eliminar hábitos arraigados em nosso Ser. Acredito veemente que a transcendência da mente é a chave mestra que abrirá as portas do imaterial (espiritual) rumo a nossa redenção e ascensão ao céu. Para os adeptos da Física Quântica isso se chama sair da matrix.

Aqui você começa a ter escolha, se tornará o senhor do próprio destino. Não sofrerá mais o acaso da vida.

Jesus Cristo disse: “... Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus.”. Eu lhes pergunto, qual a sabedoria deste mundo? Respondo: “A mente”. Isso mesmo, a mente é a inteligência que acha que sabe das coisas, ela se acha muito esperta, a ‘bambam’, muito sábia. Não é a toa que em outra passagem bíblica Cristo fala que o Reino dos Céus pertencem às criancinhas.

As crianças, nada sabem, nada julgam, estão sempre a vontade com o  momento presente. Alegres e felizes. Se tem raiva, gritam, choram, esperneiam, mas quando passa a raiva novamente se divertem como se nada houvesse acontecido.

Viver a vida em sua totalidade, é viver uma vida em comunhão com Deus. Ser feliz e grato a cada momento, sentindo o toque do vento, o cantar dos pássaros, apreciar um belo jantar, sentir o perfume das flores, tocando a pele macia da pessoa amada. Isso não tem preço, isso é viver. Você descobrirá aqui que nossos sentidos também são fontes de vida e prazer indescritíveis.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Artigos relacionados:

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015