Colunas

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
gilmar peron
FOTO: GILMAR

A paz interior é um alinhamento perfeito entre mente, corpo e espírito. A harmonia é o caminho a ser percorrido para o encontro da tranquilidade divina, existente em nosso mais profundo Ser. Devo lembrar que Paz Interior não quer dizer ausência de problemas e silêncio total ou ignorar o óbvio, como muitos pensam, mas um estado de calma que independe do mundo externo. É como um lago, a superfície pode estar em agitação pela tempestade, mas nas profundezas tudo está em sua mais perfeita harmonia.

Saiba que alguns de nossos problemas serão resolvidos por conta própria basta deixar que o tempo se encarregue. Outros, porém exige que o encaramos de frente, com abertura, curiosidade e amor. Quando nos tornamos curiosos diante de alguma situação adversa, a fim de aprender, automaticamente o medo se dissolve. Não podemos ser curiosos e infelizes ao mesmo tempo. Quando tomamos nossas próprias decisões e assumimos os riscos nos tornamos auto capazes, com responsabilidade, vigor e bem estar.

Um dos pontos fundamentais a ser compreendido é não permitir que os outros controlem sua vida. Quando nos submetemos aos caprichos e desejos dos outros estamos deixando de ouvir nossa voz interior que nos conduz ao cumprimento de nosso objetivo terreno. Portanto tenha em mente que sua vida é responsabilidade sua e de mais ninguém - seja líder religioso, amigo, pai ou mãe.

Nossa paz interior sempre é mais importante que a razão. Nosso ego vaidoso e medroso está sempre na defensiva, por isso que pessoas agressivas são as que menos possui conhecimento de causa. E quer a posse da razão, sempre defendendo com garras e dentes seu ponto de vista. Diante de tanta euforia quem paga o preço é sempre o Ser (espírito) que entra imediatamente em desequilíbrio. Uma pessoa dotada de amor próprio jamais vai arriscar seu equilíbrio em defesas pessoais.

A Lei nunca é ingrata. Quem semeia tranquilidade colhe a paz.

A nossa mente calma pode ser comparada a de um córrego de águas tranquilas que reflete tudo por onde passa. No momento em que são agitadas deixa de refletir e passa a ficar turva.

Será neste estado de paz interior que a criatividade vai emergir para nos auxiliar nas tomadas de decisões, nos momentos mais delicados de nossas vidas. O medo nos paralisa, por isso sem a calma ficamos a mercê das situações - relacionamentos, trabalho, doenças, etc. Jamais condicione sua paz ao mundo externo. Já que neste mundo das formas as coisas estão sempre em mutação. Tendemos a nos apegar com as situações consideradas favoráveis, por isso quando chega o momento das adversidades tendemos a nos abalar e perdemos a fé. Entenda que na existência a única coisa permanente é o Espírito. Por isso habitue-se a caminhar num mesmo ritmo independente de dias tenebrosos ou calmos, preservando sempre seu estado de espírito.

Para alicerçar o que falo, veja o que Jesus disse aos Fariseus quando perguntado sobre o reino de Deus, lugar onde reina a paz e harmonia: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. Creio que Jesus quis dizer que o Reino de Deus já está dentro de nós. Basta buscar com fé e disciplina.

Para um estado de Paz Interior é importante o não julgamento das coisas, encarar a vida com abertura, e compaixão. Nossas mentes racional e lógica está sempre julgando e analisando as diversas situações como favoráveis ou desfavoráveis. Observe que na natureza a chuva cai para lavar e banhar a terra, preparando-a para receber novas sementes onde começará um novo ciclo. O sol com seus raios luminosos embeleza a grandeza de Deus, nos dando vida e a certeza de que mais um dia se inicia. Então, nesta grande orquestra divina tudo tem uma finalidade e nada advém do acaso. Na escrita de Deus tudo é como deve ser. Por isso esteja aberto à novas experiências, não julgue aquilo que não conhece e ame a todos (amigos e inimigos) para assim desfrutar da sua Paz Interior.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos

Artigos relacionados

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
JARDIM
FOTO: GILMAR

É incrível como as pessoas gostam de reclamar, nada na vida está bom. Reclama da falta de dinheiro, reclama do vizinho; quando chove, reclama que está chovendo, se tem sol, reclama que está quente, são inúmeras as mensagens negativas. Isso pra não dizer quando se pegam em falar de notícias ruins, fulano que matou sicrano, a esposa que se separou do marido, etc. Oh infelicidade, quão profunda está enraizada na humanidade! Os infelizes não fazem idéia do que estão atraindo para si. Então o convido a mudar de canal, trocando esta sintonia baixa para a frequência mais sublime e esplendorosa do amor, reconhecendo aquilo que é belo e maravilhoso a sua volta, abençoando e louvando cada momento. Os orientais são muito bons nisso, é incrível como um simples chá se torna uma verdadeira cerimônia.

Vivemos numa sociedade Cristã, ou seja, seguidora dos ensinamentos de Jesus Cristo, e para nossa comunidade deixo uma mensagem: A prática da murmuração e da maledicência é condenada perante aos olhos do Pai. Questionamento: O que falta para acordar e mudar o canal? No evangelho de Lucas você vai encontrar: “Bendizei os que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam”.

Por outra visão, o Universo é sustentado por Leis Naturais que governam a nossa vida, e uma delas, a primeira, a Lei da Atração, diz que o semelhante atrai o semelhante. Então, se você é uma pessoa negativa, irá trazer para si mesmo o negativismo. Quando reclama de alguém, o mais prejudicado é o próprio reclamam. Pois tudo o que joga para fora por meio de palavras, pensamentos e sentimentos, o próprio Universo a envia de volta. Isso é muito simples e compreendido há muito tempo pelos antigos sábios, dentre eles: Sócrates e Albert Einstein. E já comprovado pelas ciências moderna como a Física Quântica que está agora revolucionando o meio científico.

A palavra é uma força espiritual que não deve ser desperdiçada em idéias sem proveito. Por isso quando estiver próximo a alguém, se não tiver nada a falar, o melhor é silenciar-se, desta forma nos certificamos de que não gastaremos nossas energias valiosas em conversas vãs.

Quando nos tornamos silenciosos diante das pessoas, principalmente das que adoram reclamar, a seus olhos, podemos até nos passar por ignorantes. Mas que na verdade, vai servir de grande ajuda à aquela pessoa, pois neste momento acontece algo mágico, nos tornamos um espelho refletindo a ela mesma o assunto indesejado. Momento em que vai ter um vislumbre e perceber que nada do que fala tem importância e automaticamente se silencia e entra em outra sintonia. Infelizmente as pessoas não estão habituadas ao silêncio, ela muda o discurso em novo assunto. Pratique e perceba.

Muitos de nós já sabemos do poder que temos em nossa mente, a força do pensamento. A exemplo do que vos falo temos o efeito placebo: Um mero comprimido de vitaminas pode substituir um poderoso remédio para dormir, desde que o paciente não saiba. Pois tudo está em sua mente. Basta acreditar, ter fé que aquilo vai servir e pronto! Serviu. Simples.

Imagine agora esse poder concentrado em problemas, guerras, doenças, etc. Por isso o ilustre Psiquiatra e Psicoterapeuta Carl Jung disse “Aquilo que você resiste persiste”. Madre Teresa em sua magnânima sabedoria falou: “Nunca irei a uma manifestação contra a guerra, se fizerem uma pela paz chamem-me”.

Assim faço o convite para mergulhar em sua paz interior, não permita que as perturbações alheias tirem sua tranquilidade.

Quando caminhares pela vida, aprecie o esplendor do sol iluminando dando vida a tudo e a todos. Ouça e sinta a chuva penetrando e irrigando vosso coração. Em uma roseira, perceba as flores, ao invés dos espinhos. Nesta nova frequência, seu caminho será enfeitado e perfumado com as mais belas flores do jardim infinito de Deus.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Outros artigos

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
gilmar
FOTO: GILMAR

Você já se perguntou o que é este vazio no peito que provoca tristeza e dilacera a alma? Já deves ter observado que apesar de inúmeras conquistas diante da vida ainda falta algo em vosso coração. Vivemos em um mundo onde reina a inferioridade humana, por meio dos pensamentos e sentimentos mais grosseiros e rudimentar de sexo, vícios e maledicência. Este vazio nasce pela falta de conexão com Deus. Somente Ele, a fonte de tudo, poderá preenchê-lo de nova vida. Por isso convido vós a erguer um altar para Deus dentro da sua mente a fim de alimentar pensamentos nobres e elevados de gratidão e paz. Construindo assim uma nova forma de pensar e agir.

Outro ponto a ser observado é que as pessoas estão perdendo a vida, correndo feito loucas de um lado a outro na tentativa inútil de acrescentar algo a seu ego insaciável por bens materiais e poder. O interessante é que devido a esta busca desenfreada e incansável, motivada pela ganância, filha do egoísmo, nunca se dão conta da sua pobreza espiritual. Totalmente iludidos, diante do mundo de Maya, como dizem os povos orientais, acham realmente que o vazio no peito será preenchido com a compra de um celular novo, carro, terras e, ou quem sabe, uma centena de bois no pasto. Devido a isso muitos vivem uma vida de total pobreza espiritual e material.

Vivendo em total escuridão, pela escassez de conhecimento e amor, saem tateando na escuridão, violentando a si e aos outros. Somente aquele que não conhece a luz interior vive nas trevas, na escuridão do pecado, causando dor e sofrimento a si e as pessoas a quem se diz amar, que na verdade, chamo este tipo de amor, de amor egoísta.

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.” Dalai Lama.

O altar para Deus deverá ser erguido em nossa mente através do mais profundo silêncio interior. Um silêncio capaz de dar asas a sentimentos nobres e elevados como a gratidão e a paz. Para os buscadores que estão iniciando nesta jornada, trabalhar nesta quietude interior será um verdadeiro desafio, no entanto, o tempo irá recompensá-lo e aos poucos perceberá que não há outro caminho a ser trilhado. Este silêncio deverá ser constante, não apenas algumas horas durante o dia.

Para o alicerçamento do Altar, deveremos imediatamente ingressar na Universidade de Deus, lá encontraremos a disciplina como sendo nossa grande mestra. Um Altar designado a Deus deve ser revestido da mais alta candura. Assim deve ser o candidato, perfeito. Cristo disse: “Sejais perfeito como a mim e ao pai”.

Acredito que a perfeição está dentro de nós, com minhas mais singelas desculpas aos que acreditam que somos pecadores. Somente podemos ser pecadores, enquanto vivermos no mar da ignorância. A ignorância, sendo uma das principais ramificações do ego, é ainda a principal responsável pela pobreza e miséria neste mundo. A vida na terra poderia ser muito farta, sem ninguém precisar mendigar, se fossem aplicadas de forma correta as riquezas aqui existentes. Então, o que falta no mundo não é avanços tecnológico, mas sim a moral e a ética ao homem.

A Universidade Divina não está nos templos, está em nossa vivência diária, no trabalho, em casa, quando caminhamos na rua, etc. A vida poderá se transformar em uma grande universidade, cabe a nós querer ou não integrar a esta vasta escola de aprendizado e ensinamento superior que transcendem quaisquer método de ensino tradicional.

Comece agora a construção das bases que sustentaram o altar de Deus em seu campo mental eliminando de vez os vícios e comportamentos inferiores. Observe que a perfeição divina criou e deu vida a todos e nos mantém vivos por intermédio da sua graça esplendorosa de amor e perfeição. Se respiramos é graças a sua bondade. Portanto, não sejas ingrato ao pai, retribua a ele por intermédio de sua gratidão.

Este trabalho laborioso irá forjar um novo Ser. Esta é a verdadeira alquimia dos antigos sábios, a transmutação do ferro em ouro. Se dê uma chance de ser uma pessoa melhor, você não tem o direito de lhe negar isso.

Fico por aqui e desejo paz e saúde a todos.

Artigos relacionados

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015