Melhores notícias

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
joaquim
Joaquim em seu ateliê improvisado exibe com orgulho alguns de seus trabalhos - FOTO: GILMAR PERON

O artesão Joaquim José da Silva, que trabalha há mais de quarenta anos com a arte em seu sentido mais amplo, conversou com o Portal do Purus na manhã de ontem, domingo (14), em sua oficina, que divide a metade da residência onde reside.

Durante o diálogo, Joaquim falou do seu grande desejo de comandar uma escola de arte, descobrindo talentos, dando oportunidade de geração de emprego e renda para vários talentos, que segundo ele, existem em Boca do Acre, basta um olhar especial para descobri-los e à eles dar uma chance.

PIRARUCUArtista completo

O artista falou da paixão pela produção de artes a partir de variadas matérias primas. Joaquim já exerceu cargos em trabalhos formais e burocráticos, mas foi na expressão artística, como pintura à óleo, escultura a partir do ferro, madeira, plástico, barro, cimento e principalmente de materiais recicláveis, que ele se encontrou.

Jovem pela arte

Para o talentoso senhor de 60 anos de idade (mais de 25 radicado em Boca do Acre), que se sente extremamente rejuvenescido a cada produção, trabalhar dependendo da criatividade em cada peça, é uma forma de se manter jovem, atento à tendência da arte moderna, que vê naquilo que é considerado velho e sem serventia, um abajur, uma moldura, um barquinho, um peixe típico da Amazônia e uma série de outras expressões artísticas produzidas por Joaquim.

Joaquim José oferece seus trabalhos de casa em casa. Não é difícil encontrar em um restaurante importante de Boca do Acre ou na casa de um bocacrense, uma tela com a paisagem dos encontros dos rios Acre e Purus, uma canoa, um pirarucu feito em madeira, ou mesmo um guarda-revistas, uma luminária.

JOAQUIM
Apesar dos 60 anos, jovialidade é uma característica marcante do artista que com seu sorriso e bom humor agrada quem está próximo - Foto: Gilmar Peron

Do Maranhão para Boca do Acre

O maranhense de nascimento, que escolheu Boca do Acre para residir, também recebe muitas encomendas de fora. Joaquim terminou há bem pouco tempo um trabalho desafiador. O artista produziu um quadro com uma paisagem, mas ao invés de ser uma pintura como tantas outras que ele se acostumou a fazer, as imagens de uma árvore e pássaros foram feitas usando ferro e madeira.

abajur
Abajur de material reciclado

A necessidade é mãe da criatividade

Joaquim impressiona também quando, pela necessidade, começa a produzir suas próprias ferramentas. Não é qualquer objeto, são máquinas capazes de lixar, cortar e moldar os objetos produzidos, pensadas e realizadas pelo próprio artesão.

Incentivo a arte

Um dos grandes desejos de Joaquim é fazer com que a arte passe a ser parte da cultura bocacrense, que segundo ele é riquíssima, com uma gama de artistas talentosos em diversas áreas, desde a pintura de telas, com belíssimas paisagens, à escultura de cimento, madeira, ferro, argila, produção de biojoias, entre outras.

joaquim
Dois belos quadros de Joaquim em pintura a óleo - Foto: Divulgação

O sonho de Joaquim era ter incentivo para a construção de uma escola de arte, o que segundo ele, seria fundamental para a descoberta de talentos, opção para a juventude e geração de emprego e renda.

Conheça aqui um pouco mais o trabalho de Joaquim

Curta nossa página no Facebook

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
ADJUTO AFONSO
FOTO: NEY XAVIER

Os municípios de Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá, todos da Calha do Purus, ganharão reforço na segurança pública, com a chegada de viaturas entregues pelo Governo do Amazonas. O anuncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 21, pelo governador Amazonino Mendes (PDT), que entregou 141 novas viaturas renovando a frota do sistema. Desse total, 97 permanecem na capital e 44 serão distribuídas no interior, beneficiando 40 municípios amazonenses. O deputado Adjuto Afonso (PDT) participou da solenidade de entrega dos veículos e elogiou a ação do Executivo.

"Governador Amazonino viabiliza mais um reforço para ampliar a segurança pública da capital e interior. Reconstruir o Amazonas é um compromisso que o Executivo vem cumprindo à risca, com ações eficazes em apenas oito meses de gestão. Fico muito feliz em ver as coisas acontecendo, o Amazonas precisava desse choque de gestão. Nossa luta é constante em busca de melhorias para o interior, por isso parabenizo o governador pela sensibilidade com a área da segurança pública, e agradecido pelo municípios do Purus que foram contemplados com essa ação. Esse governo impõe respeito, como disse o governador", ressaltou o deputado Adjuto.

O vice-governador, Bosco Saraiva (Solidariedade), também anunciou que todos os municípios terão delegados, investigadores e escrivães, somando 215 policiais civis, além de outras melhorias, como a entrega de 150 patrulhas até o final do mês para cobrir as zonas Norte e Leste de Manaus.

Municípios estão ganhando até dois carros novos para os trabalhos da polícia judiciária em áreas como a investigação. Do total, quatro cidades receberão dois veículos novos: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins e Tefé.

Os demais contemplados são: Alvarães, Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Canutama, Carauari, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Pauini, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antonio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Secretário de Segurança, Coronel Anésio Paiva, prefeitos, secretários de Estado e autoridades municipais estiveram presentes na solenidade de entrega das viaturas.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

autoescola amazôniaA Autoescola Amazônia está com turmas abertas para Primeira Habilitação, Adição de Categoria e Renovação de CNH, As inscrições estão abertas até o dia 04 de Julho. Parcelamos a carteira de habilitação na promissória e em 10X no cartão de crédito. Além disso resolvemos toda documentação de seu veículo ou motocicleta Os interessados, por favor, procurar a Auto Escola Amazônia levando em mãos:
cópia do RG e CPF
Comprovante de residência
Foto 3x4.

Mais informações na Autoescola ou pelos Telefones (97) 98111-0406
99154-3200

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

sepamO Sindicato dos Servidores Públicos do município de Boca do Acre- SEPAM, convida todos os servidores públicos municipais, a sociedade civil organizada, as autoridades e a população em geral, para juntos nos encontrarmos no espaço democrático de uma Audiência Pública na sede do poder Legislativo (Câmara Municipal de Boca do Acre), no dia 23 de junho, próximo sábado, a partir das 08:20h, para discutir soluções viáveis e alternativas para o cumprimento da Lei Municipal número n° 49/ 2015, que trata sobre o enquadramento dos servidores Públicos municipais.

O sindicato esclarece que a audiência "não tem nenhum viés político-partidário, com a total intenção de contribuir com a administração Pública Municipal, no desafio de executar a legislação vigente, fazendo justiça social aos trabalhadores públicos municipais".

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Papai e mamãe convidaram amiguinhos e amiguinhas da pequena Luane para juntos festejarem a passagem de mais um aninho. E não poderia de estar presentes os familiares que juntos fizeram uma incrível festa para ficar na memória da princesa.

Veja aqui galeria de fotos

Fotos por Taciana Peron

luane
FOTO: TACIANA PERON

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
pm e guarda municipal
FOTO: 5ª CIPM

Aconteceu na noite do último sábado (16) uma importante operação através da parceria entre a Polícia Militar, Guarda Municipal e o Conselho Tutelar. O principal alvo dos trabalhos das três entidades era coibir a presença de menores de idade em bares e boates, além de trabalhar contra o consumo de bebida alcoólica por quem não tem autorização.

A operação denominada “Menor em Casa” ocorreu sob a coordenação do Comandante da Polícia Militar de Boca do Acre, Tenente T. Luiz.

“Com a parceria fixada entre os órgãos de apoio e fiscalização, nós realizamos mais uma importante operação no município, tirando o menor do contato direto com drogas lícitas e ilícitas que são prejudiciais a sua saúde e desenvolvimento social”, disse o comandante da 5ª CIPM.

A operação não teve registro da apreensão de menores, ou de maiores de idade que oferecessem ou vendessem bebida alcoólica para quem tem idade inferior a 18 anos.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Com ar condicionado, TV a cabo, cama de casal, um armário, dois quarto, sala, cozinha e banheiro. Interessados ligar para o (97) 98403-4826 (Jaiane)

Curta nossa página no Facebook

alugo casa

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
marinha
FOTO: TACIANA PERON

A Agência da Capitânia dos Portos em Boca do Acre realizou pelo segundo ano consecutivo mega evento social para comemorar a data magna da Marinha do Brasil, a Batalha Naval do Riachuelo.

Comemorada em todo território nacional, a Batalha Naval do Riachuelo, que aconteceu em 1865, é uma data importante não só para a Marinha Brasileira, como também para todo o país.

Na recepção, o Capitão Tenente Gerson Garcia acompanhado de sua esposa Ana Laura recebiam os convidados com muita simpatia e elegância.

Veja aqui galeria de fotos completa

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
COPA DO MUNDO
FOTO: DIEGO FERRARI

Depois do 7x1, em 2014, o torcedor brasileiro parece ter ficado descreditado da seleção nacional. Essa informação é confirmada pelo instituto Datafolha, que fez uma pesquisa no país e constatou que o povo tupiniquim já não demonstra tanta confiança e empolgação com o time verde e amarelo.

Além dos dados técnicos, que comprovam o desânimo, outros fatores se destacam negativamente e um deles é a ornamentação, que ocorria religiosamente, deixando as vias públicas coloridas, cheias de alegria e vibrações positivas, o que praticamente não foi visto na maioria das cidades brasileiras.

Driblando todo e qualquer pessimismo, sem deixar morrer a tradição de enfeitar as ruas na Copa do Mundo, mais de duzentos moradores e comerciantes da Rua Tamoatá, no Centro de Boca do Acre, se uniram, fizeram bandeirolas, pintaram calçadas e muros em sinal de apoio ao Brasil, no mundial da Rússia.

A ideia foi do radialista Diego Ferrari. Segundo ele, a expectativa, apesar de um início frustrante do Brasil, é a que a seleção traga a sexta estrela no peito e para isso, sua rua está na torcida, totalmente a caráter.

copa
FOTO: DIEGO FERRARI


Além da Rua Tamoatá, pelo que se tem registro, apenas um pequeno trecho da Rua Alexandre de Oliveira Lima, no Macaxeiral e a orla fluvial, nas proximidades da Capitania dos Portos, se dedicaram à enfeitar os locais.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Gean Moreira Brilhante, foragido do presídio Francisco de Oliveira Conde (Foc), foi preso no município de Boca do Acre – AM. O preso cumpria pena por latrocínio no presídio, mas, conseguiu escapar pela porta da frente após se passar pelo irmão em março deste ano.

Os militares informam que estavam em patrulhamento pelo bairro Samanbaia quando avistaram o suspeito que ao ser abordado se apresentou com outro nome. Após a averiguação na identidade perceberam que se tratava de Gean Moreira Brilhante, foragido do Sistema Prisional e procurado pela polícia do Acre há cerca de dois meses.

A polícia então deu voz de prisão e o foragido foi encaminhado a Delegacia daquela região onde está a disposição da justiça.

O acusado ficou conhecido no estado após fazer o irmão ficar no presídio em seu lugar e sair pela porta da frente se passando por ele. A guarda do presídio só notou a farsa quando o irmão, Jefson Moreira Brilhante, também tentou sair e foi barrado pelos agentes penitenciários.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015