Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
RSS

No município de Pauini, um gestor está dando uma verdadeira lição de como transformar a realidade educacional de uma escola através da cultura. Rubens Rodrigues de Souza, 42 anos, natural de Boca do Acre, filho de Maria Carmélia de Souza (esta a professora viva mais antiga desse município), assumiu a gestão da escola estadual Alberto de Aguiar Corrêa há 11 meses e nesse quase um ano de trabalho, está realizando uma grande transformação no processo didático e pedagógico, colaborando decisivamente para a melhoria no desempenho de alunos e professores, no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem.

O gestor descreve que durante o ano passado conseguiu colocar em prática diversas atividades como gincanas culturais e eventos temáticos, a exemplo da 1ª Festa do Milho, realizada no sentido de angariar fundos aos concludentes do ensino médio. Também ocorreu em 2012 uma feira de artesanato, oportunidade em que os alunos expuseram seus talentos na área e confeccionaram belíssimas artes.

Rubens instituiu o fardamento próprio, horta e a reativação da fanfarra. Souza destacou a construção e a futura ampliação da horta da escola, que tem a participação direta dos alunos e professores, e todos os produtos que são cultivados e colhidos, destinam-se exclusivamente à merenda escolar.

Para o calendário de 2013, Rubens projeta dar continuidade às atividade e incorporar novidades. Uma delas é o Festival da Canção Interclasse, que vai premiar o melhor talento na interpretação de músicas.

Inclusão social

Souza relata que seu foco é no trabalho de inclusão social, como uma forma de aproximar a escola da comunidade e dar oportunidade àqueles que são marginalizados pela sociedade. Esse formato de trabalho trouxe a clientela que estava se evadindo, de volta para o seio da escola, bem como fortaleceu a participação da comunidade escolar. O gestor fez questão de destacar o apoio dos moradores do bairro Cosama, que segundo ele, são voluntários que têm abraçado a causa e se tornado parceiros e amigos indispensáveis da escola.

Rubens fala que os resultados estão surgindo paulatinamente. Um deles é o retorno da clientela, que estava se evadindo da escola, em razão das condições pouco convidativas que existiam antes da sua gestão. Ele diz que agora as turmas para o ano de 2013 já estão quase lotadas e a procura não cessa.

A escola Alberto de Aguiar Corrêa tem 40 anos e é a escola mais antiga de Pauini. Em 2012 a ela recebeu o reconhecimento do governo estadual, ganhando o prêmio Escola de Valor. Outro destaque da escola foram os bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), aprovando 12 alunos no certame.

O gestor ressalta que o resultado significativo é fruto do empenho do corpo docente, nas aulas regulares e durante o reforço escolar, que recebeu atenção especial.

Desafio e comprometimento

Rubens menciona que ter aceitado a gestão da escola foi o maior desafio durante os seus 18 anos na vida educacional. Ele comenta que muitos professores foram convidados a aceitar a gestão da escola, mas todos recusaram, em razão da visível decadência da instituição em todos os âmbitos. Ele expõe que ao aceitar o desafio, colocou como meta o trabalho conjunto, delegando funções, vendo a escola um corpo único que precisava da ajuda de todos os envolvidos, desde o porteiro ao gestor, comprometidos em alavancar a escola.

Agradecimentos

“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por ter me dado força de determinação nessa empreitada. Agradeço aos meus filhos Milena e Mateus e à minha mãe, professora Carmélia. Também gostaria de agradecer a pessoas que foram fundamentais para a execução do meu trabalho, que são a secretária da escola Francisca Coelho, uma parceira indispensável, o coordenador pedagógico, Francisco das Chagas e a ex-gestora da escola, Maria Antonia Félix Moledo”, agradeceu Rubens.

 
 
Powered by Phoca Gallery

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015