NOTÍCIAS

as carreiras mais desejadas entre estudantes da PB

José Aguiar/Arquivo Pessoal

Médico, jogador de futebol e advogado são as carreiras mais desejadas entre os estudantes da rede estadual da Paraíba. O dado é da pesquisa ‘Dashboard dos Sonhos’, que ajuda a compreender os anseios dos alunos para o futuro e também a planejar ações para aproximá-los dos seus objetivos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, a pesquisa contou com a participação de 22,8 mil estudantes de Ensino Médio Integral em mais de 400 escolas estaduais.

Segundo os dados, mais de 2,4 mil estudantes, ou seja, 10,5% dos participantes, desejam seguir carreira na medicina, seguidos por 6,1% que aspiram ser jogadores de futebol e 6% que querem ser advogados.

José Aguiar Santos de Souza, estudante da Escola Cidadã Integral Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, em Mamanguape, sempre sonhou em se tornar jogador de futebol. Ele, que está cursando o 2° ano do Ensino Médio, conta que o desejo pela profissão surgiu como um modo de dar uma condição de vida melhor para a família.

O rapaz de 16 anos está entre os 1.953 alunos das escolas estaduais da Paraíba que almejam se tornar jogadores de futebol e participaram da pesquisa

Apesar da mudança de vida que seguir a carreira de jogador de futebol traria para José, ele revela que carrega esse sonho consigo desde a infância. “Eu admiro essa profissão porque ela me deixa feliz quando eu a pratico”, diz ele, se referindo ao modo como se sente quando está jogando.

Para concretizar o sonho de ser jogador, José conta que agarra todas as chances que surgem em seu caminho, se dividindo entre conciliar estudos e esporte. “Treino depois da escola três vezes na semana. Estou participando do campeonato paraíbano sub-17, pela equipe do Kashima”, afirma.

“Continuar treinando bastante que a oportunidade vai chegar”, ressalta o adolescente

Outros sonhos

Quando questionados sobre sonhos pessoais, os alunos destacaram o desejo de ter uma casa própria (29,8%) e o de presentear a família com uma casa nova (17,4%), além do desejo de viajar para o exterior, citado por 10,3% dos participantes.