A ministra de Ciência e Tecnologia do Governo Lula, Luciana Santos, que também preside o PC do B nacionalmente, desembarca amanhã em Campina Grande. Na mala, a disposição de manter o apoio integral do partido à pré-candidatura do deputado estadual Inácio Falcão à prefeitura campinense.
Santos deverá manter a defesa da candidatura própria da legenda, mesmo com a decisão da Executiva Nacional do PT em apoiar o médico Jhony Bezerra, do PSB.
A tese é de que a candidatura de Inácio já vinha sendo construída há tempos dentro da federação.
Na Capital, contudo, o partido adota uma posição diferente. Pretende se manter na base do prefeito Cícero Lucena (PP), mesmo o PT já tendo decidido ter uma candidatura própria.
Em entrevista hoje à CBN, a presidente estadual da legenda, Gregória Benário, disse que não acredita que a decisão petista em Campina tenha relação com a postura da legenda em João Pessoa.
“Espero que a decisão do diretório estadual do PT em apoiar Jhonny em Campina não seja uma represália à nossa postura em João Pessoa. Espero, de fato, que não haja uma ruptura dentro do diretório estadual da Federação”, assinalou Gregória.
Em resumo: caberá a Luciana Santos e à cúpula petista em Brasília resolver as duas questões. Os ouvidos da ministra, certamente, irão levar o apelo para manter o nome de Inácio na disputa.