Cumprindo agenda em Campina Grande ao lado da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador João Azevêdo (PSB) falou pela primeira vez sobre a revogação, por parte da Assembleia Legislativa, da proibição de fogueiras nas zonas urbanas do estado.
Apesar de não confirmar se irá sancionar ou vetar o projeto, João mostrou-se inclinado a discordar do posicionamento dos deputados.
“Ainda não recebi o projeto, mas vou fazer uma análise muito criteriosa. A pandemia nos trouxe uma necessidade de suspensão (das fogueiras). Temos que entender o benefício que foi essa suspensão para crianças, animais e todos aqueles que tem contato com uma fogueira. Não sei se fogueira é tão importante, não.”
A revogação da lei foi aprovada por unanimidade ao analisar um projeto apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), que pretendia manter a proibição mesmo após o fim da pandemia.
Como o projeto ainda não foi apreciado pelo Executivo, a lei estadual (11.711/2020) que proíbe fogueiras em espaços urbanos segue em vigor durante as festividades juninas deste ano de 2024.
Texto: Pedro Pereira