Após décadas sem ações concretas na maior parte dos municípios, as prefeituras paraibanas irão finalmente voltar a atenção para a desertificação no Estado. Pelo menos é o que está sendo prometido agora por representantes da Famup. Eles participaram de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nominando Diniz.
Recentemente uma auditoria do TCE identificou o abandono da problemática nas cidades paraibanas. Apenas 18% dos 128 vistoriados possuíam algum tipo de programa permanente voltado para a preservação ambiental; algo que contribuiu ao longo dos últimos anos para o avanço da desertificação em regiões como Cariri, Sertão e Curimataú.
“Vamos formar uma grande frente de parceiros técnicos para a construção dos Planos de Ação Municipais. Sabemos que o efeito da desertificação vem sendo grande em nosso território e vamos dar as mãos na construção de planos que nos guiem no combate ao avanço”, assinalou George Coelho, presidente da Famup.
No encontro dessa semana os gestores prometeram apresentar planos específicos para o combate à desertificação em 188 municípios que estão inseridos na região do semiárido.
Antes tarde do que nunca…