A eleição majoritária em Sousa, no Sertão da Paraíba, sofreu uma significativa mudança nesta segunda-feira (20).
A vereadora Lana Dantas (Rede Sustentabilidade), que havia homologado sua candidatura em convenção realizada no último dia 4 de agosto, desistiu de disputar o pleito para apoiar o candidato Gilberto Sarmento, conhecido como ‘Gilbertão’, do União Brasil.
Gilbertão se torna agora o único nome da oposição e contará com o apoio, além de Lana, dos senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho para enfrentar o candidato da situação, Hélder Carvalho (PSB).
Com isso, a eleição volta a ter apenas dois candidatos, assim como aconteceu em 2016. No pleito passado, em 2020, foram cinco candidatos na disputa pela chefia do Poder Executivo da Cidade Sorriso.
Além da polarização, a saída de Lana adia a possibilidade de Sousa ter, pela primeira vez, uma candidatura feminina para o cargo de prefeita.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desde 1945, primeira eleição em Sousa a constar nos registros da corte, até 2020, nenhuma mulher disputou o cargo de gestor da cidade.
Sobre a participação feminina no cenário político estadual, a Paraíba registrou um aumento na proporção de candidaturas de mulheres nas eleições de 2024.
Texto: Pedro Pereira