Foto: Divulgação / Casan
Para reforçar o abastecimento em regiões mais altas de Balneário Piçarras, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) faz uma ampliação de rede com maior diâmetro que a atual. A instalação da tubulação acontece na Rua Vicente Sabino dos Santos, com 360 metros de extensão, beneficiando cerca de 2.500 moradores nos bairros Medeirinhos, São Brás, Morretes e Morro Alto.
“Com a nova rede, vamos interligar a rede da área à ETA construída com recursos da Funasa no Bairro Morretes. Isso vai ampliar a vazão e dar segurança ao abastecimento em períodos de alto consumo, como na temporada que está chegando. Também já estamos nos antecipando a futuras obras de drenagem e pavimentação asfáltica do município”, explica o chefe do Setor Operacional de Água, Davi Henrique Thomazzi.
Junto com a nova rede, a Companhia também faz a setorização da rede de cada bairro. O objetivo é fazer com que o impacto de um vazamento seja restrito à área do conserto, facilitando a normalização do sistema. Após a melhoria, será feito o monitoramento do fluxo de abastecimento com equipamentos macromedidores, que verificam o quanto de água chega às tubulações.
A rede também será equipada com ventosas e registros de descarga, para facilitar a limpeza em caso de conserto. A obra tem investimento total de R$ 200 mil. A interligação completa das redes está prevista para o mês de outubro.