O Governo de Santa Catarina deu mais um passo importante em projetos de prevenção de desastres naturais no estado: uma parceria foi firmada com a UFSC para estudar e fortalecer a segurança das principais bacias hidrográficas catarinenses.
O investimento do Estado será de R$ 4,1 milhões e serão estudadas 23 bacias para o desenvolvimento de planos diretores e de diretrizes para reduzir os riscos em cada uma delas.
O conceito de um plano diretor de segurança hidrológica é inovador no Brasil e visa oferecer uma abordagem regionalizada para a redução de riscos.
O foco está em identificar as principais soluções possíveis, sejam elas obras de contenção ou ações de capacitação e fortalecimento da gestão pública local.
O projeto também visa fortalecer o trabalho da Defesa Civil de Santa Catarina. Para o secretário da pasta, Fabiano de Souza, o Governo do Estado tem se empenhado em desenvolver soluções eficazes para mitigar os impactos dos desastres naturais e o fortalecimento das cidades e diretrizes claras para a gestão dos riscos são fundamentais para garantir mais segurança contra eventos climáticos.
Além dos estudos específicos das bacias, o projeto também vai ajudar a atualizar o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, lançado em 2019.
A ideia é que o conhecimento gerado seja compartilhado e usado para aumentar a conscientização sobre a importância da gestão de riscos hidrológicos.
Repórter: Marcos Lampert